Dos cinco projetos de lei encaminhados pelo Executivo na pauta de votação de ontem (23), da sessão do Legislativo, apenas dois receberam aprovação dos vereadores. O primeiro autoriza o repasse de R$ 80 mil à Câmara de Dirigentes Lojistas para a realização do Lajeado Brilha e abrir Crédito Suplementar de R$ 17.000. O segundo, autoriza o Poder Executivo a abrir um Crédito Suplementar de R$ 35.000,00 para a Secretaria de Agricultura e outros. Outros dois tiveram a apreciação adiada pelo plenário em razão de pedido de vista.

O único projeto rejeitado e que gerou bastante polêmica na Casa foi o que aumentaria a livre movimentação no Orçamento deste ano. A proposta era de passar de 2% para 7%. O vereador Antônio de Castro Scheffer (PTB) apresentou uma emenda que diminuiria de 7% para 4,9% a livre movimentação, mas também foi reprovada. "Vou votar a favor porque tenho palavra. Até posso ser prejudicado, mas meu compromisso com o PT é a partir de 1º de janeiro. Meu compromisso é com a população", desabafou. Segundo o petebista, a falta de remédios nas farmácias dos postos de saúde e atrasos em obras são consequências de não haver maior livre movimentação. Os vereadores Hugo Luís Vanzin (PMDB), Sérgio Kniphoff (PT), Eloede Conzatti (PT), Paulo Tori (PPL) e o situacionista Delmar Portz (PSDB) votaram contra as duas propostas.

Na Ordem do Dia, outros 11 projetos de lei CM foram votados, um de autoria do vereador Delmar Portz (PSDB), que denomina uma praça pública de "Hugo Henrique Purper" e que recebeu pedido de vista. E os demais, todos sobre denominação de ruas, foram aprovados por unanimidade.

Data de publicação: 23/10/2012