O principal assunto trazido pelo Legislativo na sessão ordinária realizada ontem (16), no Plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado, foi a denúncia de corrupção e desvio de verbas por parte da administração da Clínica Central. O vereador Delmar Portz (PSDB) sugeriu que a prefeitura parasse de repassar a verba mensal de R$ 22 mil enquanto o caso estiver sendo apurado. Os vereadores Eloede Conzatti (PT), Mozart Pereira Lopes (PP) e Rui Olíbio da Silva Reinke (PSDB) também abordaram o assunto durante a sessão.

A Câmara de Vereadores aprovou dois projetos do Executivo, um aprovado depois de acordo de lideranças solicitado pelo líder de Governo, Lorival dos Santos Silveira (PP), que concede incentivo à empresa Italy. BR Incorporadora e Administradora de Imóveis Ltda., constituído de 400 horas de máquinas e/ou caminhão e isenção de taxas de construção. Esse incentivo será destinado à implantação de um hotel. Com o empreendimento, Lajeado passa a atender às exigências para receber a delegação (ou delegações) de futebol durante a Copa do Mundo de 2014. Em contrapartida aos incentivos dessa lei, a empresa beneficiária deverá permanecer instalada no município de Lajeado pelo período mínimo de cinco anos e gerar, pelo menos, 50 novas oportunidades de trabalho nesse intervalo de tempo. O projeto foi aprovado por unanimidade.

A segunda matéria a receber parecer favorável autoriza Rudi César Baratto a converter multa decorrente de construção em recuo de jardim em construção de obra comunitária - três sanitários para famílias de baixa renda.

Os demais projetos de lei tiveram a apreciação adiada pelo plenário em razão de pedidos de vista do vereador Antônio de Castro Scheffer (PTB). São eles, o projeto de lei que solicita a alteração do porcentual orçamentário de 2% para 7%, a qual torna-se necessária em razão de adequações de créditos orçamentários previstos com insuficiência de recursos, tornando a administração pública mais ágil, atendendo, assim, de forma mais eficaz, aos procedimentos administrativos e, em consequência, beneficiando a população, além do projeto que visa conceder incentivos financeiros à empresa Atlas Brasil Calçados Ltda., de 1% do Orçamento mensal da empresa, até o limite de R$ 7mil mensais, pelo prazo de 15 meses a partir da assinatura do convênio, recurso que será destinado à ampliação das instalações da fábrica.

Data de publicação: 17/10/2012