Na primeira sessão ordinária realizada após as eleições municipais, o tema mais presente nos pronunciamentos dos legisladores de Lajeado foi, justamente, o resultado dos pleitos para majoritária e para vereança no município. O encontro ocorreu na tarde da última quinta-feira (09/10), não teve votação de projetos, porém, contou com a aprovação de requerimentos.

Os vereadores aproveitaram o período destinado ao expediente para ponderar sobre o período eleitoral e ressaltar a participação dos atuais legisladores no pleito, assim como a chegada de novos parlamentares às cadeiras da Casa. Em seus pronunciamentos, reconheceram o empenho daqueles que não atingiram os números exigidos de votos ou que estão como suplentes para a legislatura 2013/2016, que toma posse em janeiro.

Quatro projetos deram entrada na Casa e devem ser apreciados pelos parlamentares nas próximas sessões. O CM de autoria do vereador Paulo Adriano da Silva (PPL) propõe a denominação de "Rua Astor Röhsing" para a "Rua A’" do Loteamento Marco Antônio Engster, no Bairro Bom Pastor.

Do Executivo, outras três propostas. Uma delas permite a abertura de Crédito Suplementar no valor de R$ 35.000,00. O suplemento, segundo justificativa anexada no projeto, servirá para o pagamento de energia elétrica de locais públicos, como praças e parques do município. A segunda proposta autoriza o município a receber doação de áreas de propriedade da Gyros Empreendimentos Imobiliários Ltda. como forma de antecipação de porcentual de 15% de área relativa à recreação pública e institucional de futuro desmembramento. Tal medida segue diretrizes da Lei nº 7.650, de 10 de outubro de 2006, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Lajeado.

Outro projeto propõe o repasse de R$ 80.000,00 à Câmara de Dirigentes Logistas de Lajeado (CDL) para a realização do Lajeado Brilha e abrir suplemento de R$ 17.000,00.

O vereador Hugo Vanzin (PMDB) solicitou o conserto de lajotas próximo da Escola Municipal de Educação Infantil Universitário, Rua Edwino Henrique Becker, 452, Bairro Universitário. Segundo o parlamentar, as peças estariam soltas, e isso causaria riscos aos pedestres que circulam na região.

Data de publicação: 09/10/2012