Na manhã da última quinta-feira, 13.09, um grupo de 15 alunos da Escola Estadual Fernandes Vieira conheceu um pouco mais sobre o Legislativo de Lajeado. A visita serviu para apresentar aos estudantes um pouco da estrutura da Câmara de Vereadores, além de esclarecer sobre atribuições e deveres de vereadores e funcionários da Casa Legislativa.

A idealizadora da visita e professora da turma da 8ª série, Isolde Villa Brust, explica que sua meta era "desmistificar" e trazer os jovens para o tema político. "Percebi que eles tinham uma ideia estigmatizada a respeito da política, achei melhor trazer e mostrar para eles como realmente é", resume. Isolde destaca que o momento facilitou para estimular os debates na sala de aula, além disso, ressaltou a necessidade de informar e ajudar a criar senso político e crítico nos jovens. "Estamos em um período eleitoral e isso vem para sala. Não queria que eles ficassem alheios às eleições e é importante eles conhecerem seus futuros representantes."

Para o estudante Wanderlei Gross, 14, a atividade foi válida e ajudou a mudar um pouco da visão que ele tinha sobre política. O jovem, que é líder da turma, se mostrou surpreso pelo contato com os vereadores da Casa durante a visita. "Eu não achei que eles pudessem vir aqui falar com a gente, largar o que estão fazendo para nos explicar ou contar coisas", relata.

Com a visita, depois de ter sanado as dúvidas que os alunos tinham em relação à atuação das variadas funções políticas que gerem o Município, a educadora pretende realizar trabalhos no modelo de "eleições escolares". As atividades irão envolver alunos estejam no 8º e 7º ano, onde alguns serão candidatos que devem apresentar propostas que melhorem o cotidiano escolar e outros irão avaliar e escolher seu "candidato". A prática é exercício de educação política aos estudantes.

Na oportunidade os estudantes foram acompanhados pela assessora da Mesa Diretora, Gabriele Berté, e conheceram os Gabinetes, Secretaria e Plenário, além de saberem mais sobre o Parlamento Estudantil e a Câmara Net.

Data de publicação: 14/09/2012