Projeto desenvolvido por meio de parceria entre Parlamento Estudantil da Câmara de Vereadores de Lajeado e o Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado (SPML) com o objetivo de conscientizar sobre o que é e como denunciar o bullying foi lançado nesta segunda, 03, em assembleia de professores. O evento ocorreu no auditório do Colégio Presidente Castelo Branco com a presença de mais de 200 pessoas, entre professores da rede municipal e membros da comunidade.

Os debates sobre as mais variadas formas de agressão dentro das escolas realizado normalmente de forma contínua, o chamado bullying, já despertaram a atenção dos parlamentares estudantis em suas primeiras reuniões. Para disseminar as formas de reconhecer e denunciar casos deste tipo de assédio, a campanha contará com uma série de cartazes que serão distribuídos para as escolas do município. As primeiras a receberem os exemplares serão as escolas da rede pública municipal, seguidas das estaduais e particulares.

Para a presidente do SPML, Eva da Cruz Bruch, o combate à prática é uma forma de contribuir com uma melhor formação de estudantes e cidadãos. "O bullying é um problema que acaba restringindo a vida cultural, educacional e social dos alunos", ressalta. Segundo ela, muitas vezes os alunos presenciam casos que poderiam ser enquadrados como uma agressão contínua, porém não sabem como denunciar ou a quem recorrer.

A representante de classe destaca a importância de trazer essa discussão para pauta da comunidade escolar. "Somos parceiros deste projeto e queremos que as escolas desenvolvam o tema", resumiu em reunião com integrantes do Parlamento realizada na última sexta. No encontro foi feita uma apresentação dos modelos que estarão disponíveis aos mais de 500 sócios do SPML.

Os representantes do Parlamento Estudantil que compareceram no evento se dizem satisfeitos com a receptividade dos professores à causa. Segundo a presidente do Parlamento, Denise Stoll, agora fica a expectativa para que outras ações possam ser desenvolvidas nas escolas. "Esperamos que os professores que acolheram a ideia aqui coloquem em prática. A maioria das pessoas já presenciou algum caso de bullying, na escola, no trabalho... O tema é comum para alguns, mas falta informação, muitas pessoas não sabem como denunciar", resume.

Na avaliação do vice-presidente, Arthur Anderle, mesmo que o bullying não possa ser extinto, pode ser amenizado. "Metade do caminho para o sucesso desse projeto já foi alcançada, já conseguimos mostra-lo para um grande número de pessoas ligadas à educação e isso pode trazer mudanças na nossa sociedade."

Exemplares dos cartazes podem ser retirados na sede do SPML, Rua Júlio de Castilhos, 509, sala 06, ou na Câmara de Vereadores de Lajeado, Av. Benjamin Constant, 670 - 3º andar, ambas no Centro de Lajeado. Mais informações com a Assessoria de Imprensa pelo e-mail [email protected] ou pelos fones (51) 3982-1154 e (51) 3982-1251.

Os modelos dos cartazes estão disponíveis na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.168840923253127.39799.108441579293062&type=1

Data de publicação: 05/09/2012