A sessão ordinária da Câmara dos Vereadores realizada na última terça feira teve parecer favorável a dez projetos. Três projetos receberam pedidos de vistas por parte dos parlamentares.

Aprovados por unanimidade os projetos propostos pela Câmara de Vereadores (CM’S) que denominavam ruas nos bairros Carneiros e Bom Pastor. Por meio de acordo de lideranças foi aprovado o projeto que permite repasse mensal à Obra Social São Cristóvão. O valor vai ajudar a entidade que, hoje, tem capacidade de atendimento para 110 crianças e adolescentes.

Proposto pela vereadora Eloede Conzatti (PT), projeto de denominação para "João A. Bauer", rua do bairro Bom Pastor foi aprovado. "Hélio José Mallmann", passará a ser a denominação da rua "C" dos Loteamentos Montanha III e IIIA, localizada entre os bairros Bom Pastor e Montanha, por proposta do vereador Luis Vanzin (PMDB).

Outra proposta aprovada foi a de denominação de "Armin Dionízio Stein" a rua "B" do Loteamento Montanha III A, localizada no Bairro Bom Pastor. O projeto foi proposto pelo vereador Sérgio Kniphoff (PT). O mesmo parlamentar propôs ainda a alteração de rua "L" do Loteamento Montanha III A, localizada também no bairro Bom Pastor para rua "Agostino Becchi".

Por proposta do vereador Antonio Schefer (PTB) ficam denominadas, respectivamente, como "Arno Reinaldo Gerhardt", "Albino Maria Ruschel" e "Irena Haas Bergmann" as ruas "I", "C" e "D" do Loteamento Altos da Colina no Bairro Carneiros. Já por projetos de Mozart Lopes (PP) ficam denominadas "Daniel  Pozzebon" E "José Urbano Richter", esta última substituindo a rua "H" no mesmo loteamento e bairro.

O projeto de inclusão de meta no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (PPO) de 2012, além da abertura de crédito suplementar no valor de R$ 1.357.000, 00 teve pedido de vistas pelo vereador Paulo "Tori" da Silva (PPL). A mesma proposta já havia recebido pedido de vistas na sessão passara, porém pelo vereador progressista Lorival Silveira.

Mais duas propostas tiveram sua definição adiada por pedido de vistas, ambas haviam sido propostas pelo vereador Delmar Portz (PSDB). Uma delas propunha a alteração no Código de Edificações de Lajeado por meio de inclusão do inciso IV ao Artigo 16 do capitulo VI da lei que regulamenta o código ( 6.323). Em parecer, representantes da Sociedade de Engenharia e Arquitetura do Vale do Taquari (Seavat), sugerem que a proposta passe por análise de órgãos especializados, na tentativa de acrescentar tecnicamente ao projeto.

O outro Projeto de Lei é pela  alteração de mapa de uso de solo para mudança de área exclusivamente industrial em área mista, no bairro Centenário. Segundo justificativa do projeto, o mesmo, é uma tentativa de solucionar o problema da falta de lotes populares no município. As propostas tiveram pedidos de vistas dos vereadores Antonio Schefer (PTB) e Sérgio Kniphoff (PT), respectivamente, e podem voltar ao plenário em até dez dias.

O encontro contou com todos os dez parlamentares e a presença de membros da Seavat, veículos de imprensa e representantes da sociedade civil.

Data de publicação: 16/08/2012