A autorização de abertura de crédito no valor de R$ 52.000,00 para a manutenção do Parque Histórico do município teve sinal positivo dos vereadores na última terça, 03.06. Com o valor aprovado na Sessão Ordinária a Administração poderá realizar ações como a troca de bancos, portas, piso além de reparos nos telhados e redes elétricas do Parque. Na mesma noite fez uso da tribuna o Secretário Municipal de Saúde, Renato Specht.

Os outros dois projetos estavam listados na Ordem do dia tiveram votação adiada por meio de pedidos de vistas. A alteração da Lei Nº 5.375, de 23 de dezembro de 1994, referente à instituição do Plano Diretor da Área Industrial de Lajeado recebeu pedido de vistas do vereador Antonio Schefer (PTB). Já o progressista Lorival Silveira também solicitou vistas para o projeto de alteração do inciso III da Lei 8.745/2011. A proposta altera de 2% para 8% da despesa total autorizada a margem de limite para abertura de créditos suplementares pelo Poder Executivo do município. Segundo mensagem justificativa do projeto, não é possível, por meio de a livre movimentação criar novos programas ou novas ações diferentes das já existentes. A criação de só pode ser realizada por meio de crédito especial aprovado em Sessão da Câmara.

Saúde

Convidado para prestar esclarecimentos sobre a situação na Rua da Divisa no posto de saúde do bairro Morro 25, em Lajeado, o Secretário de saúde, Renato Specht, fez uso de tribuna durante a sessão. Segundo o secretário a divisão da rua da divisa é um problema antigo e que existe um levantamento que é avaliado de acordo com a demanda municipal. "Não temos alternativas quando os recursos nacionais são direcionados para outros municípios", declarou, explicando que seria injusto utilizar verba (R$ 17 por habitante) liberada com base em 72 mil habitantes para atendimento de moradores de outros municípios que também recebem valores destinados para atendimento da população.

Specht frisou que os atendimentos emergenciais não deixaram de ser atendidos e sinalizou para uma solução, mesmo que provisória para os moradores da região "As críticas serão encaminhadas para equipe técnica e, a partir disso, vamos tentar adaptar as necessidades dos moradores de Lajeado". A possibilidade de uma reunião entre as Casas Legislativas de Lajeado e Cruzeiro do Sul, Secretarias de Saúde dos dois municípios e moradores da rua da divisa foi levantada no final da sessão. O encontro, que possibilitaria o debate entre os municípios e moradores para uma solução da situação deve ter uma definição de data e local em breve.

Em junho, os moradores da região realizaram uma série de manifestações exigindo atendimento no posto de saúde municipal do mesmo bairro. Segundo os moradores, nem todos que residiam na rua tinham direito de ser atendidos. O atendimento seria permitido de acordo com uma lista que, segundo Specht, serve como controle, já que as pessoas que residem em Cruzeiro do Sul não estariam cadastradas no banco de dados lajeadense.

Data de publicação: 04/07/2012