Além dos dez projetos que estavam previstos na Ordem do Dia para a sessão da última terça-feira, 26.06, um projeto encaminhado logo após o início dos trabalhos trouxe uma boa notícia não somente para o município, mas para a região. O projeto que autoriza o município a adquirir duas áreas de terras e receber a doação uma área de terreno urbano, além de doar imóveis à União para a implantação do Campus de Lajeado do Instituto Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSUL) foi aprovado por unanimidade depois de pedido de acordo de lideranças do líder de governo Lorival Silveira (PP).

A aprovação do projeto repercutiu nas declarações dos parlamentares. Delmar Portz (PSDB) destacou o papel regional da instalação do Campus, que segundo o vereador é de importância "incalculável" para o Vale. A Eloede Conzatti (PT) fez menção ao número do projeto – 100-04/2012 – em alusão ao centenário do ensino técnico profissional no País. "Não posso negar que estou muito feliz hoje, acho que esse projeto de número 100 é em comemoração aos 100 anos do ensino técnico no Brasil" e finalizou afirmando que está é "mais uma etapa deste trabalho esta chegando nesta Casa. Mais uma etapa e uma grande conquista de todos".

O progressista Círio Schneider, assim como o vereador Sérgio Kniphoff (PT) destacou a importância das lideranças locais para a definição e elaboração do projeto. "Depois de termos outras áreas rejeitadas é muito bom saber que o bairro São Bento, que Lajedo e, por que não o Vale do Taquari, está recebendo esta grande oportunidade retorno de qualidade e aperfeiçoamento no ensino para as futuras gerações."

Ainda na sessão foram aprovados projetos de autorizam abertura de Crédito Suplementares para secretarias municipais e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2013. O projeto que altera a lei que institui o Plano Diretor da Área Industrial de Lajeado teve pedido de vistas pelo vereador Círio Schneider, assim como que autoriza a abertura de crédito suplementar para Secretaria do Meio Ambiente. O pedido de vistas, neste caso, foi encaminhado pelo vereador Sérgio Kniphoff.

Data de publicação: 27/06/2012