Novo site é o primeiro do segmento a apresentar notas fiscais de todas movimentações internas O lançamento oficial aos veículos de imprensa do novo...

O lançamento oficial aos veículos de imprensa do novo site da Câmara de Vereadores foi realizado na manhã da última segunda, 04.06. Uma comitiva com representantes da Casa visitou veículos de imprensa da município para apresentar o modelo e explicar sobre o portal de transparência, ingresso nas redes sociais e outras ferramentas disponíveis.

Com diversas novidades se comparado com a versão anterior, o novo endereço eletrônico da Câmara de Vereadores (http://www.cmlajeado.rs.gov.br) é fundamentado em transparência de dados e interatividade, tendo em vista o acesso fácil e rápido às informações além de chamar a atenção dos internautas para acompanhar e debater os temas em pauta. A apresentação de todos os documentos oficiais da Casa, relação de gastos públicos, licitações, vencimentos de vereadores e cargos internos do legislativo também estão contemplados no portal, tanto para consulta, quanto para download dos arquivos em "pdf". O modelo é pioneiro na disponibilização de notas fiscais digitalizadas no próprio site. Com a criação dos canais "Ouvidoria" e "Fale com o Presidente" o Legislativo quer uma maior participação popular nas decisões internas.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Rui "Adriel" da Silva Reinke (PSDB), destaca a importância da disponibilidade das notas fiscais para uma maior fiscalização da população. "O Legislativo é a casa do povo, deve ser transparente com a população. Aqui é um local de debate, as informações não podem ficar somente nas mãos de poucos", enfatiza. Adriel afirma que, como cidadão, tinha curiosidade de conhecer como eram utilizados os gastos públicos e que, com a disponibilidade destes dados agregaria "uma clareza maior no trabalho da Casa."

Para a diretora geral da Câmara, Claudia Ely a disponibilidade de todos os documentos oficiais serve de facilitador para quem quiser acompanhar remotamente a Câmara e que, com uma interação maior a população participaria mais dos processos diários da Casa. Ainda segundo ela a exposição de todas as notas mostra como e com o que é usado o dinheiro público. "É uma ferramenta de fiscalização importante, agora as pessoas não precisam esperar parar ter acesso aos documentos oficiais, podem simplesmente consultar ou baixar e manter um arquivo pessoal, o que facilita muito o acesso à informação", destaca.

Redes Sociais

O lançamento do novo site Câmara, marca também sua inclusão nas redes sociais. Os perfis oficiais seguem a mesma estética e metodologia do portal oficial. A interatividade pelas contas de Twitter (http://twitter.com/camaralajeado) e Facebook (https://www.facebook.com/camaralajeado). Nelas serão divulgadas notícias, inclusão de projetos, notícias de utilidade pública e atualizações recentes do site, como abertura de concursos públicos, participação em eventos, pareceres e reuniões abertas. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelos fones (51)3982-1154 ou 3982-1251.

Data de publicação: 05/06/2012