A Sessão da Câmara de Vereadores, realizada na última terça, 22, contou com a presença de entidades assistenciais e teve participação na tribuna livre pela Secretaria de Meio Ambiente municipal. Entre os projetos aprovados estão os que liberam recursos para a Sociedade Lajeadenese de atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) e Associação de Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais de Lajeado (Apadev) e a liberação de recursos financeiros à Associação de Atletismo dos Vales.

Slan e Apadev, com a aprovação, receberam um valor mensal de R$ 5.418,00. O valor para a Slan é referente ao período de junho a dezembro de 2012, já Apadev, de janeiro a dezembro do mesmo ano. Os projetos que liberavam incentivos à empresa Ordemax Sistemas de Ordenha Ltda. e crédito suplementar para pagamento de serviços terceirizados das Secretarias de Agricultura e Juventude.

Em seu período no expediente o vereador, Sérgio Kniphoff (PT) questionou a execução de uma operação tapa buracos no município. Segundo ele, nas obras que deveriam ser de responsabilidade exclusiva da empresa Pavilama Construtora Ltda estariam operando trabalhadores e equipamentos municipais.  Segundo Mozart Lopes (PP) o petista teria feito confusão na interpretação dos contratos e que os funcionários da prefeitura estariam prestando um serviço paralelo.

Fazendo o uso da tribuna livre, a secretária de Meio Ambiente, Simone Scheider, aproveitou para apresentar o trabalho do Centro de Zoonoses e Vetores (CCZV), assim como a possibilidade de ampliá-lo. O Centro atua na prevenção e o controle de doenças transmitidas por vetores e animais abandonados. Atualmente ele dispõe de 14 baias, 2 solários, 3 confinados inseridos em uma baia, sala de resíduos, almoxarifado, sala de consulta, sala de cirurgia, sala de banho e tosa, sala administrativa. Segundo a secretária, um censo realizado recentemente no município aponta que, em 19 bairros, 71,64% das 6.191 famílias entrevistadas possuem animais de estimação. Cães correspondem a 76,58% deste total frente a 23,42% que possuem gatos.

A sessão contou ainda com a participação dos vereadores: Antonio Schefer (PTB), Círio Schneider (PP), Lorival Silveira (PP),  Hugo Vanzin (PMDB), Paulo  Paulo da Silva – "Tori"- (PPL), além do presidente Rui Olíbio da Silva Reinke -"Adriel" (PSDB) , Leci Nunes (PSDB), e Ildo José Salvi (PT).

Data de publicação: 23/05/2012