Na noite da última terça feira, 03.04, foi realizada sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Lajeado. No encontro foram aprovados projetos de lei que autorizam ao Executivo a liberação de recursos solicitados pela Liga Lajeadense de Futebol Amador (Lilafa), o Centro Regional de Tratamento Recuperação do Alcoolismo (Central) e a Associação Lajeado de Futsal (Alaf).

Os valores destinados à Lilafa serão utilizados para cobrir o custeio de materiais esportivos e ao pagamento da arbitragem para o Campeonato Municipal Amador de Lajeado 2012. Para a Alaf o valor também serve de ajuda de custo para a temporada corrente, além de financiar o trabalho das escolinhas de base, que deveram oferecer a prática esportiva de forma gratuita aos jovens atletas. A equipe disputará o Campeonato Gaúcho de Futsal Série Ouro.

Com o projeto de lei correspondente, a Central receberá no período de abril a dezembro de 2012, auxílio financeiro para financiar a internação de pacientes. Segundo ele, com o valor mensal, o instituto poderá internar até 10 pacientes mensais, indicados pela Secretaria da Saúde. A solicitação de auxílio financeiro havia sido levantada em março em reunião no Plenário do município.

Tribuna livre

Representantes do 8º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação (CPERS/Sindicato) solicitaram o uso de tribuna livre ao final da sessão. Na tribuna a diretora Geral do 8º Núcleo, que atua desde 1976, no município de Estrela, Luzia Regina Pereira Herrmann, explanou sobre antigos pleitos da classe. Para ela os órgãos públicos devem estar abertos a debater e buscar soluções efetivas para a principal causa do CPERS/Sindicato no momento, o pagamento do salário base para categoria. "Nós pedimos que os vereadores posicionem-se perante uma lei que está reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (Nº 11.738, de 16 de julho de 2008)", resumiu Luzia.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Rui Olíbio da Silva Reinke – "Adriel" - (PSDB) reforçou o apoio destinado por parte dos demais vereadores à causa defendida pelos professores. Para o tucano, "quem não quer ajudar, que não atrapalhe (sic)" e reforçou "Eu acredito que nós, como vereadores temos que apoiar a causa de vocês, professores, assim como outras classes que vem nos solicitar apoio. Escutei atentamente quando a diretora (Luzia) falava sobre o não cumprimento de uma Lei Federal e vejo que o consenso aqui, nesta Câmara é que se existe uma Lei, ela deve ser cumprida."

A Próxima sessão ordinária ocorre na próxima terça feira, 17 horas, no Genis Shopping, Av Benjamin Constant 670 3°Andar, em Lajeado. Informações pelo fone (51) 3982-1154 ou e-mail [email protected].

Data de publicação: 03/04/2012