Na tarde desta quinta feita, 22, o Presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, vereador Rui Olíbio Reinke (PSDB), "Adriel", recebeu a visita do juiz da 1ª Vara Criminal de Lajeado, Dr. Rodrigo de Azevedo Bortoli. O encontro entre os representantes do Legislativo e do Judiciário serviu para apresentação de demandas na estrutura carcerária do município. O juiz aproveitou a oportunidade para solicitar uma visita de uma comissão de vereadores ao Presídio Regional de Lajeado (PRL), que deve ocorrer no início de Abril, após comunicado oficial no plenário.

Para Bortoli, a situação atual do PRL é uma questão de política pública e deve ser de conhecimento da população. "Uma dos maiores desafios que vou ter que enfrentar é a falta de vagas no sistema prisional. É importante que os representantes do povo estejam cientes deste que é um problema público", destacou e ainda ressaltou que a Câmara deveria conhecer e debater sobre o tema, a fim de comunicar à população e, assim, encontrar uma resolução às queixas.

Em resposta ao pleito do Judiciário, o representante da Câmara, reiterou a importância da causa, além do apoio que a Casa deve dispensar ao caso. "Temos que ter um jeito para melhorar a qualidade do nosso presídio, ampliar sua capacidade se for preciso. Essa situação (de falta de vagas) é uma questão que está acima de qualquer sigla ou questão política."

Bortoli ressalta que os principais problemas encontrados hoje, na região, são a falta de vagas e o superlotamento dos espaços disponíveis. "Há pouco tempo atrás tivemos um caso que uma presa teve de ser encaminhada ao presídio de Santa Cruz do Sul, por não termos vagas aqui. Conseguimos apenas dois dias lá, depois disso, não tínhamos onde alocá-la, resultado, no final da semana ela havia sido presa novamente pelo mesmo delito", exemplifica.

Segundo o administrador do presídio, Júlio Carpes, a estrutura original foi projetada para receber pouco mais de 120 presos no regime fechado e mais 64 no regime semi aberto, no qual passam um período em albergues. Hoje o PRL conta com um total de 485 presos, entre eles 292 em regime fechado e 193 no semi aberto.

Data de publicação: 22/03/2012