Temas como saúde pública, acessibilidade e melhorias em obras também foram levantados no Plenário Lajeado – Com três projetos para votação,...





Temas como saúde pública, acessibilidade e melhorias em obras também foram levantados no Plenário



Lajeado – Com três projetos para votação, a sessão da última terça, 13, teve a aprovação de dois.  Os projetos aprovados, 015-04/2012 e CM-011-04/2012, respectivamente, autorizam um reajuste salarial de 6.5% tanto para servidores públicos do Executivo, quanto do Legislativo. O valor destinado ao vale alimentação passa para R$ 274,00, valores acordados em fevereiro junto ao Sindicato dos Professores e o Sindicato dos Servidores Municipais.

A acessibilidade ganhou destaque entre os debates. O tema surgiu durante apresentação de problemas na estrutura da calçada da Avenida Júlio de Castilhos e foi elogiado pelo estudante de Administração, Márcio Dal Cin, 35. Dal Cin é cadeirante desde 2010, quando sofreu um acidente na BR 386, em Canoas e, desde então, tem dificuldades para se locomover. "Muitas vezes para sair de casa, preciso ir pela rua, pois não tem condições de andar pelas calçadas", explica.

Para Dal Cin, que também é membro da diretoria da Associação dos Deficientes de Lajeado (Adefil), falta fiscalização e melhor planejamento para execução das obras. "A calçada da Júlio de Castilhos, por exemplo, era difícil, mas era utilizável (para portadores de necessidades especiais), depois da reforma, dificultou mais ainda. Muitas das obras antigas ou não tinham um acesso fácil ou ele era precário e as novas estão tomando a mesma forma" e reforça "Se o engenheiro não sabe alguém tem que saber elaborar o projeto bem feito (respeitando as limitações).



Data de publicação: 13/03/2012

Compartilhe!