Aproximadamente 50 pessoas acompanharam a sessão, entre homens, mulheres e imprensa Lajeado – Na tarde da última terça, dia 06, o plenário da Câmara de...

Lajeado – Na tarde da última terça, dia 06, o plenário da Câmara de Vereadores do município foi palco de sessão ordinária. O encontro também serviu para que os vereadores da casa prestassem as devidas homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 08 de março.

Durante o expediente da sessão, o vereador Antônio de Castro Schefer , PTB, solicitou, a pedido dos moradores, a limpeza de dois terrenos situados nas ruas Otelo Rosa e José de Anchieta, nos bairros São Cristovão e Campestre, respectivamente. O vereador requereu ainda a instalação de redutor de velocidade na Avenida Beira Rio, próximo ao número 2021, melhorias na praça localizada no bairro Moinhos, loteamento Moinhos II e o fechamento de valas e recuperação da pavimentação da Rua Adolfo Kunz, no bairro Bom Pastor, devido à instalação de canos no local.

Waldir Blau, vereador pelo PP, encaminhou requerimento ao Poder Executivo para criação de espaço de lazer no bairro São Bento. O espaço envolveria área para caminhada e equipamentos para academia. Hoje, segundo o vereador, os moradores da região realizam atividades físicas às margens da RS 413, gerando risco à sua integridade. A limpeza de praça localizada na Rua Paulo José Schlabitz, bairro Montanha e a colocação de cascalho em propriedade rural no bairro Alto Conventos foram outras solicitações de Blau. Para o vereador Círio Schneider, do mesmo partido, é necessária a ampliação do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores. O Centro conta com 14 baias e capacidade de receber 56 cachorros.

O peemedebista Hugo "Biluca" Vanzin reiterou o pedido junto a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAN) e ao Departamento de Trânsito e Conselho Municipal de Trânsito, para a instalação de redutor de velocidade na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha. O local seria de difícil visualização e, atualmente, de alta velocidade. Na quadra entre ruas Duque de Caxias e Carlos Fett Filho, ambas no bairro Americano deve, de acordo com a solicitação do vereador, ser de mão única, facilitando o trânsito de veículos.

A Rua Pedro Kolling, Moinhos, deve ser transformada em preferencial, pelo menos esta é a solicitação do vereador Delmar Portz, do PSDB. A via, segundo Portz, é uma importante ligação entre o centro do município e os bairros diariamente. Outra solicitação que busca contribuir com o bem estar da população é foi o pedido do vereador Lorival Silveira, do PP, onde os abrigos de ônibus da Avenida Benjamin Constant seriam ampliados, evitando transtornos devido ao mau tempo.

Sérgio Kninphoff, PT, questionou quanto à reforma da calçada de passeio da Rua Julio de Castilhos. Segundo ele, as reformas não estariam em total acordo com o edital que autorizou a reforma. O vereador, além de representar  com fotografias seu questionamento, solicitou ao Poder Executivo copia dos contatos e a comprovação fotográfica de que as antigas lajotas usadas na calçada estão devidamente conservadas.  Segundo a o artigo 4º da Lei Nº 8660, de 20 de julho de 2011, o material deve ser reutilizado em obras posteriores.

Igualdade de direitos

Proposto pela vereadora Eloede Conzatti, PT, em seu espaço no expediente, o tema "Mulher – Autonomia e Igualdade de Direitos" recebeu representantes femininas de entidades e lideranças locais que tiveram a iniciativa de candidatar-se à vida política, entre elas a Prefeita Carmen Regina Cardoso; Iolanda Giasson do Instituto de Humanização; Petronilda de Andrade, ONG Abaquar; Adriana Haffel. Sindicato dos Professores Municipais e Lígia Jacques, da Liga Feminina Contra o Câncer. Na pauta, todas defenderam o aumento da participação da mulher na política municipal e destacaram o aumento da representatividade feminina no setor.

A vereadora salientou que busca de direitos muitas mulheres perderam a vida ou sofreram algum tipo de opressão e que o Brasil possui um dos menores índices de mulheres no Parlamento. Eloide destaca que de um total de 513 deputados federais, 43 são mulheres, ou seja, 8% de um país onde o sexo feminino representa mais da metade do eleitorado. "No Vale do Taquari, atualmente o quadro político é a reprodução do retrato político do restante do país. As mulheres são menos de 10 % nos parlamento, ocupando apenas 29 das 325 cadeiras legislativas nas últimas eleições municipais e somente duas prefeitas", exclamou

Marí Sieben, que atualmente preside uma associação de mulheres, enfatizou que a comemoração do Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de reflexão e consciência sobre os direitos da mulher na sociedade. "Este dia (08 de Março) não é algo para ser simplesmente comemorado, ele deve nos servir para proporcionar às mulheres, independente da classe social, a consciência sobre nossos direitos".

Data de publicação: 06/03/2012