Além da análise dos vetos o pleito abriu espaço para debater quanto às demandas da população. Destaque para saúde, limpeza e infraestrutura.

Lajeado – Realizada no último dia 28, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Rui Olíbio da Silva Reinke (PSDB), Adriel, teve duração de quatro horas. Do debate saiu à aprovação da verba para a realização do Carnaval de Lajeado e o apoio de custo no valor de dois mil reais, na forma de locação de transporte para a torcida de Milena Fernandes, representante lajeadense no concurso Garota Verão 2012.

A contratação de agentes de saúde para atender o bairro Conventos foi aprovada pela Câmara, serão duas vagas temporárias com carga horária de 40 horas semanais.

Na Ordem do Dia, na qual foram avaliados todos os 14 vetos do Executivo em 2011, dois foram derrubados e devem voltar à votação. Dentre os vetos derrubados estão: o veto ao Projeto de Lei (PL) CM nº 005-03/2011, que institui o Programa de Agricultura Urbana de Lajeado, proposto pela vereadora Eloede Maria Conzatti (PT); além do veto à Emenda Aditiva nº 1 ao PL nº 159-03/2011, no qual, ficam instituídas as normas para o Sistema de Abastecimento de Água Potável mantido pelo Município, que havia sido sugerido pelo vereador Lorival Ewerling dos Santos Silveira (PP).

Necessidades da população

Logo no primeiro momento de debates no plenário  as atenções foram voltadas à defesa de interesses e necessidades imediatas da população. As solicitações de limpeza de áreas públicas, assim como o calçamento, asfaltamento e instalação de redutores de velocidade em vias municipais foram amplamente defendidas na Câmara. Outro pleito da sessão foi a solicitação do cumprimento, em estado de urgência das cirurgias eletivas em Lajeado. A aprovação de orçamento para a atividade foi aprovada ainda em 2011.

Além do Presidente da Câmara de Vereadores do município, vereador Rui Olíbio da Silva Reinke (PSDB), participaram da sessão os vereadores Antônio de Castro Schefer (PTB), Círio Arnaldo Schneider (PP), Delmar Portz (PSDB) Eloede Maria Conzatti (PT), Hugo Luis Vanzin (PMDB), Lorival Ewerling dos Santos Silveira (PP), Paulo Adriano da Silva (PPL), Sérgio Luiz Kniphoff (PT) e  Waldir Blau (PP).

Data de publicação: 28/02/2012