Foi aprovado em Sessão Ordinária ontem, o projeto do Orçamento do município para o ano que vem. Com 30 emendas, a proposta estimada em R$ 127,810 milhões, foi aprovada pelos Vereadores, mas nem todas as sugestões expostas por eles foram acatadas.

O Vereador Círio Schneider conseguiu a aprovação de sua emenda, somente Hugo Vanzin votou contra. Nela, Schneider propõe reduzir R$ 20 mil para a manutenção da usina de lixo e aterro sanitário, destinando o recurso para a pavimentação da Rua Fagundes Varela, no Bairro Centenário. Também de Schneider foi acatada, por maioria de votos, proposição que destina R$ 100 mil para o restante da pavimentação da Rua Pedro Júlio Dieter, no Bairro Imigrante.

O Vereador Paulo Adriano da Silva conseguiu êxito em sua emenda .Ele sugere a alocação de mais R$ 300 mil para pavimentação de ruas, como a Avenida Bernardo Pinto, no Santo Antônio; Rua Thomás Pereira, no Jardim do Cedro; Equador, no Bairro das Nações; e Manuel Vicente, em Conservas.

Do total de 30 emendas à proposta orçamentária, quatro foram retiradas pelos autores. Os vereadores da situação - Círio Schneider, Waldir Blau e Lorival Silveira - só votaram contra a duas emendas da oposição, que por maioria de votos também foram aprovadas. Elas limitam em até 2% a abertura de créditos suplementares pelo Executivo e determinam que a abertura de créditos suplementares em 2012, com saldo de recursos vinculados a fundos e convênios e recursos livres, não utilizados este ano, até o limite do saldo bancário livre, dependa sempre de autorização legislativa.

Os seis vereadores ,Antônio Schefer , Eloede Conzatti , Sérgio Kniphoff, Rui Reinke , Leci Nunes da Silva e Hugo Vanzin, conseguiram aprovar 15 emendas ao Orçamento do ano que vem, além das que limitam a abertura de créditos pelo Executivo. De Eloede foram cinco, destinando R$ 10 mil para premiações culturais, artísticas, científicas e outras, da Câmara; R$ 300 mil para incentivos a empresas (Porto Seco); R$ 30 mil para fortalecimento de iniciativas de produção de alimentos orgânicos e formação de agricultores; R$ 200 mil para execução do Programa de Terapias Naturais e implantação de ambulatórios nos postos de saúde; e mais R$ 20 mil para execução do Projeto Portal da Transparência. Sérgio Kniphoff teve aprovada a destinação de mais R$ 200 mil para apoio às agroindústrias familiares instaladas no município; com Adriel também obteve êxito na alocação de R$ 600 mil para a aquisição de terrenos ou construção de casas populares, e com emenda subscrita também por Adriel e Antônio Schefer, mais R$ 250 mil para a realização de exames de imagens. Por fim foram acatadas ainda sete emendas firmadas por Adriel. Ele propõe mais R$ 200 mil para a construção de abrigos de ônibus na cidade; R$ 150 mil para edificação de Câmara Mortuária no cemitério municipal no Jardim do Cedro; R$ 70 mil para a construção de sanitários para famílias de baixa renda; R$ 200 mil para pavimentação da Rua Simão Bolívar; R$ 200 mil para pavimentação da Rua Bernardino Pinto; R$ 70 mil para melhoria do Portal da Transparência da prefeitura e ainda R$ 150 mil para construção de área de lazer no final da República dos Palmares.

Ainda na Ordem do Dia foi aprovada a verba para o patinador Marcel Stürmer que vai receber R$ 35 mil para cobrir despesas de treinamento técnico e físico, com médicos, psicólogos e fisioterapeutas, transporte, medicamentos, alimentação, gastos com cenário e figurino, iluminação, sonorização, inscrição em campeonatos, passagens áreas e outras. A verba, a ser repassada pelo município de Lajeado à Federação Gaúcha de Patinagem, foi aprovada com um voto contra, de Antônio de Castro Schefer . O petebista disse que o patinador nunca menciona Lajeado em suas entrevistas, além de já ter recebido da prefeitura mais de R$ 100 mil. Sérgio Kniphoff considerou "infeliz" a manifestação de Marcel, mas reconheceu o esforço, dedicação e dificuldades que ele enfrenta na prática do esporte. "O estímulo ao esporte deve existir e precisamos de pessoas que sejam exemplo para os jovens", argumentou.

Data de publicação: 01/12/2011