Participou, ontem dia 22, da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, na Tribuna Livre, a Liga Feminina de Combate ao câncer de Lajeado, engajada na Semana Nacional do Alerta. Segundo a voluntária Maria Antonieta, a liga tem como missão maior ajudar o doente portador de câncer, através de um trabalho voluntário e efieciente.

Para manter suas atividades a Liga conta com a participação financeira da comunidade de Lajeado , através da colaboração de associados, campanhas e venda de camisetas e chaveiros. Contam também com o apoio de clubes de serviço e da Prefeitura Municipal, que repassa R$ 528,00 que é usado para pagamento da secretária contratada pelo CIEE.

As atividades voltam-se as ações de prevenção junto a comunidade em geral e apoio aos doentes internados no HBB. São realizadas diariamente em torno de 60 atendimentos, com distribuição de lanches, palavras de conforto, mensagens escritas, música, próteses mamárias, perucas, lenços, medicamentos, suplementos alimentares, cestas básicas e fraldas, para pacientes que estejam em tratamento e cadastrados na Liga.

Lembrando que no ano passado foram atendidos 1800 casos de câncer de mama em Lajeado e a cada ano o número de doentes está aumentando, o número de mulheres no Rio Grande do Sul com câncer de mama é record no país.

A Liga de Lajeado foi fundada em 17 de novembro de 2005, sua sede esta situada junto ao Hospital Bruno Born.

Data de publicação: 23/11/2011