Na manhã desta terça-feira,dia 16 de agosto, a Presidenta Dilma Russef anunciou a relação dos municípios a serem contemplados com o plano de expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica. São 120 municípios do Brasil que deverão contar nos próximos anos com o ensino. No Rio Grande do Sul, serão 7 escolas.

O Vale do Taquari foi contemplado com a indicação do município de Lajeado. O anúncio foi recebido pela coordenadora da Comissão de Articulação pela implantação do Ensino no Vale do Taquari, vereadora Eloede Conzatti,, juntamente com a prefeita de Lajeado, Carmen Regina. Para a vereadora, o anuncio de vinda da Escola Técnica para Lajeado, representa uma conquista regional, que contou com o apoio e envolvimento de lideranças de vários município. O ensino vem de encontro a uma carência antiga do Vale, que é a oferta de ensino técnico profissional gratuito. A Escola deverá atender cerca de 1.200 alunos, e ofertar 3 cursos profissionais. Oficializado o anúncio, agora devemos trabalhar para avaliar as áreas de ensino que esta Instituição deverá ter, pautado nas vocações da nossa região. Já existe um trabalho realizado pela Comissão do Codevat, que deverá servir de base para os próximos encaminhamentos.

Até 2012, serão implementados 20 câmpus universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.

Data de publicação: 17/08/2011