Fez uso da Tribuna Livre esta semana o Superintendente da Corsan Surne, Alexsander Cerentini Pacico, que atende 26 cidades entre os Vales do Taquari, Caí, Serra e Região das Hortências. O objetivo da Superintendência é fazer uma interlocução com os Municípios e o Poder Concedente, aproximando a Corsan dos Vereadores, Prefeitos e comunidade, para respostas rápidas que a população necessita.

O Superintendente explanou sobre dois projetos da Corsan; o da Cohab de Moinhos, o esgoto vai ser interligado em dois meses, até o final de agosto, vão ser 400 egonomias ( em Lajeado cada egonomia atende em média 13,2 pessoas ); e o segundo projeto sobre a ampliação das redes coletoras do Bairro Florestal, será atingido mais de 1500 egonomias, serão 11 km de rede, um investimento de 4,5 milhões. Somando os dois projetos será atingido quase 10% da população de Lajeado.

Questionado pelo Vereador Lorival Silveira, sobre o descontentamento de Lajeado em relação as obras inacabadas da Corsan, como a demora do fechamento de buracos, e concerto das pavimentações abertas para colocação de canos, o Superintendente disse ter sugerido ao Município que o mesmo assuma esse tipo de obra e depois cobre da Corsan. Disse ter proposto também, através de oficio enviado semana passada ao Executivo, a criação de um Fundo de Gestão Compartilhada, em que a Corsan vai depositar, em uma conta disponível, todo o dinheiro que for arrecadado com o esgoto pelos próximos 25 anos, tendo um aporte de R$ 300 mil por mês, para serem usados em obras de esgoto.

Finalizou dizendo que a Corsan quer estabelecer uma relação nova com Lajeado e pediu uma atenção especial dos Vereadores a proposta feita para o Fundo de Gestão Compartilhada.

Data de publicação: 09/06/2011