Foi aprovado na última Sessão Ordinária,(31) o Projeto de Lei que autoriza a abertura de Crédito Especial de R$ 3.777.696,29 (três milhões setecentos e setenta e sete mil seiscentos e noventa e seis reais e vinte e nove centavos) para a implantação do parque científico e tecnológico do Vale do Taquari – TECNOVATES.

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, tem a finalidade de promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Vale do Taquari, atuando na área de inovação tecnológica e na qualificação das empresas do setor de alimentos e de cuidados com o meio-ambiente. O projeto visa atrair e receber empresas de base tecnológica, laboratórios, centros de pesquisa e de negócios ligados à cadeia produtiva de alimentos e à proteção ambiental, bem como dinamizar as estruturas, empresas e instituições já existentes e instaladas na região.

No Vale do Taquari temos aproximadamente 2.200 empresas ligadas ao agronegócio e 22.250 propriedades rurais, que produzem principalmente frango, suínos e leite. Todos esses empreendimentos serão beneficiados, direta ou indiretamente, com as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico decorrentes deste projeto. Em decorrência do maior desenvolvimento científico e tecnológico das empresas e propriedades rurais, haverá benefícios sociais e econômicos para os aproximadamente 320 mil habitantes da região, com aumento do nível de emprego e renda das famílias, que de uma ou outra maneira estão ligadas a estes empreendimentos.

A FUVATES disponibilizou, para a instalação do TECNOVATES, uma área inicial de 5 ha (cinco hectares), Para a implantação da estrutura, estará inicialmente sendo edificado um prédio com 2.761,5 m² (dois mil, setecentos e sessenta e um metros quadrados), orçado em R$ 4.287.345,38 (quatro milhões, duzentos e oitenta e sete mil, trezentos e quarenta e cinco reais, e trinta e oito centavos), para a instalação de unidades de pesquisa e desenvolvimento de indústrias ligadas à área de processamento de alimentos. A gestão do TECNOVATES é interinstitucional, cujas entidades depositam nele o esforço do desenvolvimento tecnológico da região, com gestão modelo tríplice-hélice: poder público, iniciativa privada e universidade.

Ao aprovar o Projeto, o Vereador Delmar Portz comentou que esse é um dos votos mais importantes de sua carreira Legislativa, apoiado pelo Vereador Círio Schneider.

Data de publicação: 02/06/2011