Fizeram uso da Tribuna Livre esta semana,(17), no Plenário Municipal, a Presidenta da SLAN, (Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados) Lenira Muller Klein e o Vice-Presidente Leodir Degasperi; pediram aos Vereadores que através da Câmara em conjunto com todas as Bancadas, façam uma moção junto ao Governo Federal para solicitar a prorrogação do prazo de atendimento por parte da Fundeb, ( Fundo de Educação Básica). Conforme Leodir Degasperi, a SLAN recebe R$ 390 mil do Governo Federal desde 2007; pelo Decreto Federal N° 6253/2007, as Sociedades Filantrópicas receberão o auxílio até no final de 2011, enquanto que para as Comunitárias o prazo se estende até 2020; sem o recurso serão fechados dois centros, deixarão de atender 154 crianças, serão demitidos 30 funcionários, e Município terá que construir mais duas creches, sendo que uma criança em órgão público custa 30% a mais que na Sociedade Filantrópica.

Os Vereadores garantiram apoio à Sociedade; o Vereador Sérgio Luiz Kniphoff frisou que a defesa pela continuidade do trabalho na SLAN é incondicional e esta acima de partido político, a Vereadora Eloede Conzatti sugeriu que ao invés de serem construídas duas novas creches, que essa verba seja destinada para a SLAN, Waldir Blau parabenizou a Diretoria e lembro que sobram recursos no Legislativo e que podem ser repassados à Sociedade, e por fim o Presidente Paulo Adriano da Silva, que freqüentou a SLAN, colocou a Câmara totalmente à disposição.

A SLAN existe a 55 anos e a 30 esta no trabalho da educação, atende atualmente 555 crianças em três centros e sua Diretoria é totalmente voluntária.

Data de publicação: 19/05/2011