Na ordem do dia foi aprovado na sessão ordinária realizada ontem no Plenário Municipal o projeto que orça a receita e fixa a despesa do município para 2011, previsto em R$ 124 milhões. O mesmo recebeu dez emendas dos vereadores, sendo seis acatadas, uma retirada e três ilegais.

De autoria do vereador Lorival Silveira foi sugerida a destinação de R$ 50 mil à Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer em forma de auxílio financeiro para a Associação Lajeado de Futsal – ALAF, sendo o recurso retirado da Secretaria de Planejamento, na unidade de Controle e Fiscalização de Trânsito. Duas emendas também foram apresentadas e aprovadas de autoria do vereador Waldir Blau, passando R$ 200 mil para a pavimentação da Rua Romeu Julio Scherer, no bairro Olarias, retirando R$ 100 mil da própria Secretaria de Obras e R$ 100 mil da Secretaria de Administração, bem como R$ 100 mil para a conclusão da calçada de passeio da RS 413, trecho da ponte do Arroio Saraquá até a parte existente, sendo o recurso proveniente também da Sosur. Sugerida pelo vereador Círio Schneider, também foi aprovada a emenda que destina R$ 200 mil para a continuação do calçamento da Rua Elecir José Cassuli e para o calçamento da Rua José Franz, ambas no bairro Conventos, sendo a origem da Secretaria de Obras, prevista para capeamento asfáltico. Outra emenda, do vereador Hugo Vanzin, sugere quatro auxílios financeiros, no total de R$ 80 mil para a Associação Pais e Amigos de Deficientes Visuais do Vale do Taquari – APADEV (R$ 20 mil), para a Associação de Surdos de Lajeado – ASLA (R$ 20 mil), para a Associação Doentes Deficientes Físicos de Lajeado – ADDEFIL (R$ 20 mil) e para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer de Lajeado – AAPECAN (R$ 20 mil), todos retirados da Secretaria de Administração. Por fim, o vereador Paulo Tóri também apresentou uma emenda destinando R$ 185 mil para calçamentos das ruas RA, no Loteamento Zago (Morro 25), RG até Henrique Stein Filho (Conservas), Hermes Jeger (Bom Pastor), Miguel Raymundo Schauren (Olarias) e a rua sem saída e denominação, localizada na Avenida Beira Rio, defronto ao Curtume Koefender (Morro 25).

Ainda em pauta, os vereadores aprovaram, por fim, o projeto da Câmara Municipal, encaminhado pelo vereador Waldir Blau, que denomina de Theobaldo Eggers a lagoa localizada no Parque do Engenho. A próxima reunião foi agendada para o dia 07.

Data de publicação: 01/12/2010