A coordenação do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição de Lajeado se reuniu quarta-feira (24) no Ministério Público com a presença do médico psiquiatra e consultor Rogério Horta, onde começou a definir prioridades de ações para 2011. Entre elas, está a proposta da importância de elaboração de uma pesquisa sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas pela juventude lajeadense. No encontro, a secretária de Educação de Lajeado, Rejane Ewald, apresentou indicadores educacionais do município, mencionando que há dificuldade de efetivar um controle sobre a evasão de alunos no Ensino Médio, atendidos pelas redes estadual e privada.

Segundo Horta, esta população jovem, ao se encontrar desassistida pelo Estado, neste caso pela escola, fica muito vulnerável para a experimentação de drogas e para o consequente desenvolvimento de vícios. "Já no Ensino Fundamental, o controle é intensivo", garantiu Rejane. Nesta questão, o coordenador do fórum e promotor de justiça, Sérgio Diefenbach, viu uma oportunidade de aproximação de entidades como a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL) com o fórum. Segundo ele, seria importante que as empresas lajeadenses adotassem como um dos critérios para a conquista de uma vaga de emprego por parte dos jovens, a condição deles permanecerem estudando no Ensino Médio enquanto trabalharem na empresa.

Outro fato levantado foi a questão da falta de profissionais habilitados a prestar apoio psicológico para alunos. "A proliferação de profissionais na área da saúde não atende a demanda de outras áreas como a Educação, que tem carências, por exemplo, no atendimento feito por psicólogos", disse Horta. O coordenador do fórum afirmou que "não há como se falar de prevenção às drogas sem pensar na previsão do futuro". Além disso, referindo-se a todos os envolvidos no fórum, enfatizou que "precisamos criar o hábito de nos enxergarmos, nos medirmos, para então poder desenvolver um trabalho diferenciado e que viabilize um planejamento".

Representando a Brigada Militar (BM), a capitã Karine Brum destacou que o órgão quer efetivamente se aproximar das escolas. Além do Proerd – Projeto Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, se envolveria na constituição e articulação de um Conselho de Segurança Escolar, que seria subdivido de acordo com a proximidade de cada grupo de bairros do município e formado por representantes da BM, Ministério Público, Secretaria de Saúde, agremiações escolares, entre outros. Horta destacou que, além do Conselho de Segurança Escolar, outra prioridade seria fazer um levantamento da taxa de cobertura das matrículas nas três redes de ensino de Lajeado, além de elucidar, efetivamente, quem são os alunos que abandonam a escola após concluírem o Ensino Fundamental. "Para isso, devem ser criados grupos de trabalho específicos", frisou o psiquiatra.

Reunião ampliada

Para o dia 1º de dezembro, às 8h30min, está agendada uma reunião geral e ampliada do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição no plenário da Câmara de Vereadores, onde haverá explanação a respeito do andamento de cada segmento do fórum e terá espaço aberto para manifestações, indagações, sugestões e críticas ao trabalho que vem sendo desenvolvido. Devem participar todos os integrantes do fórum, bem como os componentes do Grupo Falação; Grupo da Pesquisa; Grupo da Educação e Grupo Clínico. De acordo com Diefenbach, estão convidadas a participar autoridades municipais e representantes da sociedade civil. "A presença de cada pessoa nesta reunião poderá dimensionar a importância que estamos dando a essa questão, que atinge diretamente toda a sociedade de Lajeado", concluiu o coordenador do fórum.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Data de publicação: 25/11/2010