Na manhã do último sábado, na Expovale, o promotor de Justiça e coordenador do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição de Lajeado, Sérgio Diefenbach, palestrou para os diversos vereadores da região durante a reunião da Associação de Vereadores do Vale do Taquari – AVAT. Na ocasião, Diefenbach falou da importância da união dos diversos segmentos no combate às drogas no município e ressaltou o papel da família, escola e comunidade no trabalho de prevenção, além da melhora financeira e técnica de entidades de saúde voltadas ao tratamento dos dependentes, reinserção social e repressão, de forma direta, aos traficantes. Para este último, o promotor enfatizou a importância da comunicação entre a comunidade e os órgãos competentes, como Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público, ou seja, em forma de denúncia.

Para a próxima quarta-feira (24), no auditório da Promotoria de Justiça, às 8h30, o Fórum programou um encontro com professores e diretores das escolas municipais, particulares e estaduais do município, bem como com o grupo de pesquisa do Fórum, para discutir a ideia de criação de grupos de apoio à família e à escola, vinculados aos educandários, postos de saúde, centros comunitários e igrejas de todos os bairros do município, juntamente com a adesão de lideranças locais, os quais servirão de espaço para discussão, aprimoramento e organização de dinâmicas entre a família e a escola na busca da construção de limites para os filhos. Segundo Diefenbach já existem valorosas ações, como os programas Pais Presentes e Escola Aberta, além da expansão do PROERD para todas as escolas existentes do município e, posteriormente, para os pais. "No âmbito da prevenção geral, também se espera a proibição de publicidades em Lajeado contendo propaganda da venda barata de bebida alcoólica", acrescenta, salientando que esta atribuição é da Câmara Municipal de Vereadores. Ainda na programação de encontros, está agendado para o dia 01 de dezembro, às 8h30 no Plenário Municipal, uma reunião ampliada entre o Fórum, prefeita, secretários municipais, vereadores, entidades e comunidade interessada para exposição dos andamentos até agora efetivados, além de um espaço para debate, críticas e sugestões.

Data de publicação: 22/11/2010