Com um voto contrário, do vereador Círio Schneider, foi aprovado ontem, durante sessão ordinária, o projeto de autoria do parlamentar Lorival Silveira, que altera a lei que institui o estacionamento rotativo. O projeto determina uma tolerância de cinco minutos, em toda abrangência de cobrança, para empresas de tele-entrega com motocicletas (motoboys) devidamente registradas no Departamento de Trânsito do município. Segundo o autor, devido ao grande aumento de tráfego de motocicletas na cidade, há grande dificuldade, por parte destes profissionais, de realizarem suas entregas rapidamente, pois não há locais para estacionamento.

Entre os projetos do Legislativo, também em pauta, foram aprovados os que dispõe sobre a criação de "Bibliotrocas" nas escolas municipais, de autoria do vereador Sérgio Kniphoff, o qual consiste em uma feira de trocas de livros, na última quinzena do ano letivo e na primeira quinzena do ano subseqüente e o de autoria do vereador Waldir Blau que trata da política de incentivo ao desenvolvimento econômico de Lajeado, autorizando o Executivo a conceder, para fins de instalação ou ampliação de indústrias, serviços de terraplanagem de até nove horas máquina, três cargas de aterro, transporte de até três cargas de terra e três de materiais para conclusão do pátio, além da mão-de-obra para transporte dos mesmos.

Já os projetos do Executivo, foram aprovados a abertura de créditos suplementar de R$ 261 mil e especial de R$ 35 mil para implantação de uma nova rede de Internet, que interligará a Prefeitura com as unidades externas; crédito especial de R$ 200 mil, oriundo do Governo Federal, para construção de uma Unidade Básica de Saúde para equipes de Saúde da Família – PSF; autorização para criação de mais 10 vagas para Professor de Educação Infantil e 10 vagas para Professor de Ensino Fundamental. Ainda na reunião, através de acordo de lideranças, também foi aprovado, por unanimidade, o projeto que denomina de Ginásio Municipal Professora Maria Aparecida Braum Ely, o ginásio localizado no bairro Moinhos.

Data de publicação: 04/11/2010