Na manhã desta sexta-feira, uma comissão do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição se reuniram com a prefeita Carmen Regina Cardoso em seu gabinete. O objetivo da visita, realizada pelo coordenador do Fórum, Promotor Sérgio Diefenbach, o presidente do Legislativo, Ito Lanius e a secretaria do Fórum, Diana Vivian, além dos secretários municipais da Educação, Rejane Ewald e Saúde, Renato Specht foi o de conhecer a visão da prefeita sobre a movimentação do Fórum, bem como buscar um comprometimento maior da Administração junto ao mesmo. "O projeto Falação é muito bom e esta parte de integração e ouvidoria é muito importante. Não podemos desanimar, pois o processo é lento", afirmou Carmen, salientando que, neste contexto, também é necessário o comprometimento da comunidade lajeadense com as propostas do Fórum. "Deve-se criar uma parceria. Eles precisam ser ouvidos, mas também devem assumir suas responsabilidades", alertou. No mesmo discurso, Lanius ainda acrescentou que existe um contexto cultural da comunidade de que o Poder Público tem o dever de fazer tudo, o que não é correto.

Questionado pela prefeita sobre as ações existentes do Fórum, Diefenbach explicou que o mesmo trabalha sobre dois fatores: de risco e de proteção. "Nós, na incumbência de gestores, temos obrigação de diminuir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção, mas sabemos que não é somente um ponto que vai resolver a questão, pois é preciso pensar numa amplitude", revelou, lembrando que a finalidade do Fórum é a de sinalizar os problemas e levantar soluções, sendo os órgãos competentes, onde se enquadra o Executivo, ter o poder e autonomia para decidir, acatar e concretizar as ações. A secretaria Rejane, ainda lembrou que uma das ações desenvolvidas atualmente, é justamente a conscientização da comunidade sobre a problemática das drogas e suas respectivas responsabilidades. Diante disso, a comissão solicitou à prefeita, uma reunião com todos os secretários municipais e, posteriormente junto às comunidades, a fim de comprometer mais a Administração, além de esclarecimentos sobre o funcionamento, desenvolvimento e propostas do Fórum.

Por fim, o promotor revelou à prefeita a necessidade de se fazer uma pesquisa científica com a juventude lajeadense nas escolas, o que vai envolver a contratação de um profissional para tal. Sobre o custeio da mesma, Lanius lembrou do compromisso assumido pela Câmara Municipal junto ao Fórum e informou que, havendo a concordância de todos os vereadores, o mesmo poderá ser efetuado através do orçamento destinado à Casa.

Data de publicação: 29/10/2010