Através de um recurso financeiro de R$ 58.605,98, oriundo do orçamento da Câmara Municipal, foi aprovado pelos vereadores durante sessão ordinária desta terça-feira a compra de um equipamento para anestesia em cirurgias eletivas realizadas pelo Hospital Bruno Born. O valor, previsto inicialmente para a construção da sede própria do Legislativo, servirá para agilizar o tratamento, através de cirurgias de urgência, de muitos pacientes, visto que somente no mês de agosto, foram agendados e realizados 23 procedimentos cirúrgicos de lajeadenses.

Na ordem do dia, dois incentivos foram aprovados e repassados à empresa Transportes Leilian Ltda, constituído em até 200 horas de máquina para instalação da empresa e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, o valor de R$ 7.140,00 para despesas da II Olimpíada Macrorregional. Também durante a reunião foi autorizada a abertura de um crédito suplementar de R$ 111.902,60 para aquisição de materiais para ampliação da Central de Triagem com Aterro Sanitário para Destinação de Resíduos Sólidos e Urbanos, contratação de serviço especializado para reforma da cobertura do prédio da Secretaria de Saúde e aquisição de um veículo para a Secretaria de Agricultura.

Entre os três projetos de autoria da Câmara Municipal, previstos na pauta, somente um foi a votação, sendo que o restante recebeu pedido de vistas dos edis. De autoria do vereador Antônio Schefer, foi aprovado pelos colegas o projeto de lei que prorroga o prazo da licença maternidade das servidoras públicas municipais, passando de quatro para seis meses. Por fim, foi decidido o arquivamento da moção de apoio da Câmara Municipal de Marques de Souza que trata do licenciamento dos empreendimentos junto aos órgãos ambientais dos criadores de aves e suínos.

TRIBUNA

A convite do presidente do Legislativo, Ito Lanius, fez uso da tribuna nesta semana, o professor da Univates Rogério Antônio Kober. O profissional abordou sobre a Incubadora Empresarial da universidade, explicando sua estrutura, além de benefícios disponibilizados pela Univates às empresas incubadoras, como espaço para instalação, telefone, Internet, serviços da secretaria e suporte técnico necessário. Kober também explicou o processo de inicialização dos empreendimentos e incentivos aos alunos através de estímulos para inscrições de projetos, entrevistas e, posteriormente, criação de novas empresas com bom faturamento e geração de vagas de empregos. Os vereadores elogiaram o trabalho desenvolvido pela Incubadora e se comprometeram em conhecer pessoalmente as instalações da mesma.

Data de publicação: 27/10/2010