Através de convite do vereador Sérgio Kniphoff, fez uso da tribuna legislativa na tarde desta terça-feira (21), durante sessão ordinária, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Mozart Lopes, que explanou sobre a situação atual das pavimentações e capas asfálticas no município e a qualidade dos serviços contratados para realização das mesmas. Seguindo um material com imagens de vias distribuído aos edis, Lopes lembrou algumas ruas e avenidas pavimentadas pelo atual Governo em sua gestão, como: avenidas Alberto Muller (Centro), Amazonas e Alberto Pasqualini (Universitário) e ruas Arnoldo Uhry e Henrique Stein Filho (Jardim do Cedro), Bento Rosa e Sabiá (Carneiros), Etwino Theobaldo Thomas (Planalto), Eugênia Christ (Santo Antônio), Jade (Igrejinha), Oswaldo Mathias Ely (Montanha) e a rua na lateral do CTG Bento Gonçalves. Já as novas capas asfálticas foram realizadas no trevo da Rua Bento Rosa (Carneiros), nas avenidas Senador Alberto Pasqualini (Universitário) e dos Quinze (Florestal), além das ruas Lothar Felipe Christ (Americano), Irmando Weisheimer e Paulo Schlabitz (Montanha), Presidente Castelo Branco (Moinhos), Teresa Cristina (Florestal), Júlio May (Centro), Coelho Neto e Felipe Craide (São Cristóvão), João Fernando Schneider (Jardim do Cedro) e Benno L. Weizenmann (Cohab Moinhos). Entre as futuras manutenções previstas, o secretário citou trechos da Avenida Benjamin Constant (Florestal) e das ruas Carlos Spohr Filho (Moinhos), Silva Jardim e Dr. Parobé (Centro), além de trechos da Avenida Beira Rio e Rua Bento Rosa (Conservas), executados em 1997, tendo sua qualidade discutida judicialmente.

Questionado pelos vereadores sobre a qualidade das pavimentações, Lopes assumiu que ainda há dificuldades em encontrar empreiteiras com qualificação para estas obras. "Estamos tentando fazer o melhor", declarou, salientando que nos dois mandatos de seu Governo foram realizadas quase 160 pavimentações, dais quais aproximadamente 5% foram notificadas por problemas no serviço prestado.

Ainda na ordem do dia, foram apreciados e aprovados pelos vereadores os projetos do Executivo que autoriza a abertura de um crédito suplementar de R$ 2.303.782,40 e especial de R$ 111.324,94 para limpeza pública, manutenção de ginásios, parques e praças, conservação e manutenção de vias urbanas e rurais, desapropriação para alargamentos e pavimentações de ruas, contratação de maquinário para ampliação da Central de Triagem com Aterro Sanitário, aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar para escolas de educação fundamental e infantil, além da inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO da pavimentação, pelo sistema comunitário, de trecho da Rua Adolfo Kauffmann (Centenário) e da Rua Almiro Schmidt (Universitário) e o projeto que autoriza o repasse financeiro de R$ 40 mil à Associação Lajeado de Futsal – ALAF para despesas de transporte, hospedagem, material esportivo, uniformes, material de expediente, alimentação, aluguel, fisioterapia, academia, medicamentos e despesas médicas.

De autoria do Legislativo, por fim, foram aprovados os projetos da vereadora Eloede Conzatti que trata do agendamento, por telefone, de consultas nas unidades de saúde do município aos pacientes idosos e pessoas com deficiência; garantia de vagas em creches municipais e conveniadas para filhos de vítimas de violências (Sérgio Kniphoff); exercício do poder de fiscalização dos vereadores que prevê o acesso livre dos mesmos em órgãos públicos da administração direta e indireta, empresas privadas prestadoras de serviços públicos, concessionárias, permissionárias e autorizadas, organizações e serviços sociais e entidades que mantém vínculo com o Poder Público Municipal para percepção de recursos de qualquer natureza (Hugo Vanzin); além do projeto que denomina de Rua 9 de Maio a Rua "D", localizada no Loteamento Antares, no bairro Bom Pastor (Delmar Portz).

Data de publicação: 22/09/2010