A elaboração de um projeto, pelo Executivo, através da Secretaria de Educação, que inclua, no currículo do ensino de educação infantil e fundamental das escolas municipais, a temática sobre História e Cultura Afro-Brasileira foi sugerido pelo vereador Hugo Vanzin, através de projeto de lei da Câmara Municipal, apresentado por ele durante sessão ordinária desta semana. Segundo Vanzin, a inclusão já está prevista na Legislação Federal e, portanto, deve ser cumprida nos educandários do município. "A cultura afro-brasileira é muito vasta e pecamos quando não nos interessamos em conhecer nossas raízes, origens e as pessoas que, por muito tempo, nos serviram, criaram e sofreram", salientou.

Vanzin também encaminhou solicitações para vistoria das calçadas de passeio no bairro Hidráulica e, após, notificação dos proprietários das que se encontram em condições ruins, tendo como exemplo a calçada entre a Rua Domingos Mallmann e a Avenida Castelo Branco, devido a mesma ter revestimento com piso escorregadio, causando várias quedas de pedestres; vistoria na camada asfáltica na Rua Osvaldo Mathias Ely, no bairro Montanha, que necessita de reparos; além da viabilidade da instalação de, pelo menos, um brinquedo destinado à crianças portadoras de deficiência física ou mental nas praças e parques do município.

Por fim, o vereador ainda protocolou pedidos de troca de lixeiras no bairro Hidráulica; colocação de encanamento da rede de esgoto, próximo à Igreja Videira Verdadeira, no bairro Jardim do Cedro; colocação de lâmpadas na Rua Ceará, no bairro São Cristóvão e na Rua Aloysio Bernardo Hoppen, no bairro Olarias; limpeza dos acostamentos, construção de calçadas de passeio e colocação de um abrigo de ônibus na Rua Henrique Stein Filho, também no bairro Jardim do Cedro; recolhimento de entulhos na Rua Moisés Cândido Veloso, entre os bairros São Cristóvão e Alto do Parque; pavimentação da Rua Décio Martins de Azevedo, no bairro São Bento; roçada e capina na extensão das ruas Comandante Wagner e Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro São Cristóvão; além da restauração da calçada de passeio, no início da quadra, da Rua Marechal Deodoro, entre a Avenida Benjamin Constant e a Rua João Abott, no bairro Centro.

Data de publicação: 01/09/2010