Em reunião na Câmara Municipal, através de requerimento da Associação de Vans, foi discutida na manhã desta quarta-feira a possibilidade de criação de uma legislação municipal para exploração e controle do serviço de transporte de escolares, através de lotação, como vans, peruas, microônibus e assemelhados. No encontro, que teve como objetivo buscar uma alternativa para regulamentar o serviço de transporte coletivo, estiveram presentes o presidente do Legislativo, Ito Lanius, o assessor da presidência, Adriano Strassburger, representantes da associação, Jair Zang e Elido Duarte, o 1° Sargento da Brigada Militar, Luís Antônio Ferreira Mendes e o coordenador do Departamento de Trânsito, Luís Felipe Finkler. Segundo informações do Sargento Mendes, já está sendo rascunhado por ele um projeto de lei que atende este serviço, o qual deverá estar concluído até a próxima reunião, marcada para o próximo dia 01, às 9h, na Brigada Militar (22° BPM).

Os presentes também discutiram alguns pontos importantes que deverão estar inseridos no projeto, como a idade limite dos veículos, a necessidade de extensão do seguro a ser exigido, a determinação do mesmo estar registrado em Lajeado, a periodicidades das vistorias, a quantificação do volume físico do veículo por habitante ou por volume de crianças em idade escolar, além da preocupação com a aplicação da legislação em microônibus, visto que os mesmos, que fazem linhas regulares por parte de empresas permissionárias, já possuem uma lei própria.

Data de publicação: 26/08/2010