Durante sessão ordinária realizada ontem (24), nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, os vereadores derrubaram, por unanimidade, o veto da prefeita Carmen Regina Cardoso à emenda de autoria do vereador Lorival Ewerling Silveira que determinava a retirada de R$ 150 mil do Departamento de Trânsito e passava para a Secretaria Municipal de Saúde, para compra de uma ambulância. Segundo o Executivo, a emenda é ilegal, mas de acordo com o parecer jurídico da Câmara Municipal, a mesma tem respaldo jurídico.

Na ordem do dia, os edis também aprovaram os projetos de leis que autoriza a abertura de um crédito especial de R$ 82,6 mil para fins de operacionalizar o Sistema Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e, de autoria do vereador Hugo Vanzin, o que dispõe sobre o desenvolvimento da política "antibullyng" nas escolas municipais. O último determina ser "bullying" qualquer prática de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, entre pares, que ocorra sem motivação evidente, praticada por um ou mais indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir fisicamente, isolar, humilhar, causando dor e angústia à vítima. "Há relatos que indicam estar havendo um aumento da incidência de byllying, posto que as ações tomadas para combatê-lo são isoladas e se apresentam de maneira muito tímidas, diante da fragrante omissão dos governos", revela Vanzin, salientando a importância de se trabalhar sobre a questão dentro das escolas.

Data de publicação: 25/08/2010