Com o objetivo de promover a inclusão social e o enfrentamento às práticas nocivas da drogadição e do desvio de conduta dos jovens e adolescentes de nosso município, o presidente do Legislativo, Ito Lanius, acompanhado dos assessores jurídico, Evandro M. de Quadros e de gabinete, Adriano Strassburger, visitou a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, no último dia 12. No encontro, foi visitada a Fundação Municipal de Esportes – FME, que é reconhecida como modelo na América do Sul por seu envolvimento junto à comunidade nos diferentes segmentos esportivos. "Como integrante de duas comissões dentro do Fórum da Drogadição, decidi colaborar de forma ativa buscando algumas alternativas para serem implantadas em nosso município no intuito de combater a ociosidade destes jovens", salientou Lanius.

Segundo ele, o que mais impressionou foi a diversidade de atividades para aprimoramento de jovens e adolescentes na área esportiva desenvolvidas pela Fundação na Arena Jaraguá, a qual vem se destacando pela formação de atletas de renome como o jogador de futebol de salão, Falcão. Além de competições brasileiras, os atletas da Arena também disputam campeonatos internacionais como o Mundial de Tiro, na Alemanha e o Mundial de Xadrez, na Ucrânia. O local, que possui 20.640m² de área construída, 6.500 cadeiras para o público, arquibancadas para 2 mil lugares - tendo capacidade para até 15 mil pessoas, 24 banheiros, oito bares, 32 bilheterias, dez cabines de transmissão, 22 camarotes e alojamento para 80 atletas, desenvolve cerca de 30 modalidades de esportes, inclusive para a terceira idade, e envolve alunos de escolas públicas e privadas, em todos os níveis escolares. Os custos para manutenção da Arena são oriundos da Administração Municipal e dos governos Estadual e Federal.

Data de publicação: 20/08/2010