Durante sessão legislativa desta semana, o gerente do escritório de energia da Certel em Lajeado, Sérgio Feldens e o Engenheiro Agrônomo da cooperativa, Ricardo Jasper, fizeram uso da tribuna da Câmara Municipal para explanar sobre o Programa Carbono Neutro. Segundo eles, a Certel é a primeira empresa do Rio Grande do Sul a receber o selo Carbono Neutro, conquistado em 2007 e, hoje, trabalha na divulgação do Programa e na instituição do projeto Energia Verde, que tem como finalidade estimular a consciência ambiental de empresas e parceiros. "O projeto Energia Verde visa orientar outras empresas para que elas também tornem-se Carbono Neutro e, desta forma, neutralizarem cada vez mais a emissão dos gases de efeito estufa", informaram, salientando que o aumento destes gases na atmosfera, tem causado o aumento da temperatura e mudanças climáticas com efeitos nocivos e perigosos à vida no planeta, pois aumentam também o dióxido de carbono.

Entre os objetivos do projeto apresentados aos vereadores estão o desenvolvimento de conceitos de atividades neutras para o clima no ambiente interno das empresas; capacitação de empresas voluntárias para início da quantificação de gases de efeito estufa de suas operações para realização de inventários de emissões e desenvolvimento de atividades ambientais neutras; implementação de estratégias de redução de emissões e ações de neutralização; plantio de mudas de árvores em parceria com empresas; adesão ao selo Carbono Neutro e manutenção de parcerias com instituições públicas, privadas e escolas para o plantio de árvores em áreas degradadas e projetos preservacionistas.

Ordem do Dia

Na pauta da mesma sessão, foram discutidos e aprovados os projetos de lei que prorroga por mais 16 meses a destinação de um incentivo financeiro de até R$ 5 mil mensais para a Distribuidora de Produtos de Petróleo Charrua Ltda; o repasse de R$ 1 mil mensais à Associação Atlética Municipal; bem como os projetos que dispõe sobre a qualificação de entidades com organizações sociais no âmbito do município e a qualificação de entidades como organizações da sociedade civil de interesse público no âmbito do município. Ambas, após esta intitulação e firmação de um contrato de gestão regulado pela Lei de Licitações, podem receber recursos orçamentários, além da permissão para administração de serviços, instalações e equipamentos do Poder Público. Através do sistema de acordo de lideranças, por fim, foram aprovados os projetos que autoriza a contratação temporária de um Instrutor de Música, um Secretário de Escola e um Auxiliar de Bibliotecário e o que inclui no calendário de eventos do segundo semestre de 2010 as programações: 5ª Copa dos Vales de Jiu-Jitsu, Shock Car, Circuito Contra o Câncer, Corrida e Caminhada Perdigão e Esporte Radical sobre Rodas.

Data de publicação: 04/08/2010