Durante sessão ordinária realizada ontem (22), no plenário municipal, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto que autoriza o repasse de um auxílio financeiro de R$ 35 mil à Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado – CDL. A verba será destinada para custeio da 41ª Convenção Estadual Lojista, que será realizada nos dias 19 à 21 de agosto de 2010, no município.

Também na ordem do dia, foram votados e aprovados os projetos que institui o Programa Bolsa Auxílio Formação à professores leigos, recreacionistas e monitores com a finalidade de custear em até R$ 300,00 mensais a mensalidade dos beneficiados e o que institui, no dia 22 de novembro, o Dia da Seicho-No-Ie no município. Através de acordo de lideranças, também foi aprovado, por fim, o projeto de autoria do vereador Círio Schneider que denomina de Rua José Bruno Pena, uma rua localizada no bairro Conventos.

TRIBUNA

No final da sessão legislativa, fez uso da tribuna o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio - CIEP, Moisés Berté, que falou aos presentes sobre o Programa Escola Aberta. Segundo ele, o programa implantado no CIEP em 2004, tem como objetivo a promoção de uma cultura de paz na rede pública de ensino com a abertura das escolas nos finais de semana e o desenvolvimento de atividades socioculturais que priorizem o protagonismo juvenil e a integração da família dos alunos à comunidade, buscando a redução dos índices de violência, além de promover a construção da cidadania na sociedade. Berté também informou aos edis que a escola é receptiva à toda comunidade, inclusive com postos de saúde, igrejas, escolinhas de futebol, pastorais sociais, Univates, clubes de mães, entre outros, salientando que os encontros são supervisionados pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação e pela direção da escola. "No mês de maio passaram por nossa escola mais de 1.700 pessoas que puderam usufruir de nossas oficinas de esporte, culinária, violão, recreação, pastoral da juventude, entre outros", informou. Entre os benefícios do programa citados pelo diretor estão a melhoria no convívio social dos alunos, a aproximação da escola com a comunidade na formação de parcerias, a ausência de drogas na escola, a existência de um espaço esportivo, o desenvolvimento de atividades interessantes que despertam talentos e habilidades e a diminuição do número de furtos e agressões no bairro.

Data de publicação: 23/06/2010