Na sessão ordinária desta semana, a Câmara Municipal, por unanimidade e através de acordo de lideranças, autorizou o Executivo a contratar operações de crédito, de até R$ 3 milhões, com a Caixa Estadual S.A – Agência de Fomento/RS para investimento na pavimentação asfáltica de 27 ruas do município. As vias contempladas, em sua maioria, não possuem condições de adequação na lei do calçamento comunitário, sendo estas financiadas unicamente pelo Governo Municipal, enquanto as outras serão lançadas como dívida ativa dos moradores. Veja abaixo tabela de ruas previstas para receber o benefício:

Rua João Alberto Roos – Bairro Conventos

Entre a Rua Reinoldo Güetz e até o final

237

1422

Rua Maria Olga Thomé – Bairro Conventos

Entre a Rua Reinoldo Güetz e até o final

236

1416

Rua Reinoldo Güetz – Bairro Conventos

Entre a Rua Pedro T. Breitenbach e a Rua Frederico Kraemer

315

1890

Rua sem nome - Bairro Conventos

Entre a Rua Pedro Theobaldo Breitenbach e até o final. Toda a extensão da via (rua da Escola Municipal Vida Nova)

145

725

Rua Arthur Fuchs – Bairro Bom Pastor

Entre a Rua Godwin E. Kremer e a Rua Hermes Jaeger

140

840

Rua Godwin E. Kremer – Bairro Bom Pastor.

Entre o final da pavimentação existente e a Rua Arthur Fuchs

277

2216

Rua Nilo Antônio Cardoso – Bairro Centenário

Entre a Rua Erli José Bach e até o final.

398

3184

Rua Padre Nóbrega – Bairro Centenário

Entre a Rua Armindo Lawall e até a Rua Adolfo Kaufmann

190

1520

Rua Maria Francisca dos Santos – Bairro Morro 25

Entre a Av. Beira-rio e até a Rua da Divisa

453

2265

Rua Galpão de Barro – Bairro Campestre

Entre a Rua Albino Petry e até o final

822

Na ordem do dia foram votados e aprovados os projetos que autorizam o Executivo a firmar convênio com a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – Fuvates para instalação da Farmácia-Escola e a abertura de um crédito suplementar de R$ 2.483.718,81 e especial de R$ 453.385,50 para manutenção de secretarias, renovação da frota de veículos, manutenção de sistemas de água potável, pavimentações, conservação e manutenção de rodovias, manutenção de ginásios, parques e praças, Fundo Municipal do Meio Ambiente e da Saúde, merenda escolar, manutenção das escolas de ensino fundamental e infantil, Proteção Social ao Idoso, ao Portador de Deficiência e a Infância e Adolescência e fortalecimento da silvicultura.

Ainda através de acordo de lideranças foram apreciados e aprovados pelos edis os projetos que autorizam abertura de crédito suplementar de R$ 332.870,00 para manutenção de rodovias e da saibreira, ampliação e melhorias na Central de Triagem com Aterro Sanitário para Resíduos Sólidos Urbanos, manutenção do Fundeb e Serviço Social de Proteção ao Idoso e construção de 10 banheiros com fossa e sumidouro para famílias carentes e a criação de mais cinco vagas de Auxiliar de Administração e uma de Assistente Social.

LAJEADENSE

Através de um requerimento protocolado pela maioria dos vereadores, com exceção do vereador Antônio Schefer, foi encaminhado pelo Executivo e aprovado pelos solicitantes o projeto de lei que autoriza um repasse mensal de R$ 180 mil, dividido em seis parcelas de R$ 30 mil, ao Clube Esportivo Lajeadense. O incentivo será reduzido do orçamento da Câmara Municipal e servirá para despesas de arbitragem, taxas federativas, manutenção do alojamento, material de treinamento, esportivo e de higiene e saúde, transporte, hospedagem e alimentação dos atletas. Em contrapartida do clube, serão disponíveis, no mínimo, 10% das vagas nas categorias de base para atletas e alunos carentes das escolinhas da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL.

TRIBUNA

Fez uso da tribuna durante a sessão legislativa, à convite da vereadora Eloede Conzatti, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Simone Dullius e a médica do trabalho da CEREST Vales, de Santa Cruz do Sul, Adriana Skamvetsakis. Simone falou aos presentes sobre o trabalho desenvolvido pelo CREAS no município; as atividades realizadas pelo Centro, como: oficinas, projetos, reuniões e seminários; parcerias firmadas; programas de prevenção e ações desenvolvidas pelo conselho. Já Adriana explanou sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado no próximo dia 12; possíveis causas desta situação, como: pobreza, sistema educacional e de fiscalização deficientes e cultura; conseqüências do trabalho precoce (menos de 16 anos de idade), como: doenças, exercício da cidadania, além de dificuldades afetivas, sociais e educacionais.

Data de publicação: 09/06/2010