Os vereadores, por unanimidade, aprovaram durante sessão ordinária desta semana um repasse financeiro de R$ 100 mil à Associação Comercial e Industrial de Lajeado – ACIL para realização da Expovale 2010, que será realizada de 12 a 21 de novembro, no Parque do Imigrante. Ainda na ordem do dia, também foi aprovado pelos edis o projeto de lei que autoriza o convênio entre o município e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – FUVATES, que objetiva a união de esforços entre as partes para o desenvolvimento das atividades vinculadas ao Barracão Industrial, como instalação, manutenção, utilização, operação e gestão, bem como estimular a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Através de acordo de lideranças, solicitado pelo líder de Governo, Círio Schneider, os edis votaram favoravelmente os projetos que autorizam a abertura de créditos suplementar de R$ 511.540,12, referente à contrapartida do município para construção de um viaduto na RS 130 e especial de R$ 2.046.160,48, referente à parcela do Governo Estadual; além do crédito especial de R$ 309.126,22 para construção e compra de equipamentos para o Galpão de Triagem para Catadores, junto ao Aterro Sanitário.

TRIBUNA

Através de um convite do vereador Sérgio Kniphoff, fez uso da tribuna legislativa a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Nara Worn, que explanou sobre as metas e projetos da pasta e esclareceu dúvidas dos edis sobre os cemitérios municipais e as casas populares entregues pelo município em 2009. Segundo Nara, entre as metas para a habitação está o melhoramento do financiamento na área, através do aumento de recursos do Fundo Municipal da Habitação; a minimização dos problemas habitacionais e criação de estratégias de gestão que coloquem a moradia digna como um direito efetivo de todos os cidadãos. "Para este ano temos um Fundo de Habitação de R$ 508 mil e pretendemos entregar mais 14 casas e 11 banheiros", informou, salientando que a secretaria está na espera de liberação de R$ 450 mil do Programa de Aceleração de Crescimento, com o qual serão construídas mais 29 casas e um salão comunitário, no bairro Santo Antônio.

Sobre os cemitérios municipais, Nara informou que existem três prédios, sendo dois no bairro Florestal e um no bairro Jardim do Cedro e entre as metas para a área está a construção de mais 75 gavetas, além da manutenção já existente como retirada de lixo, capina, identificação, colocação de leivas e organização da infraestrutura.

Data de publicação: 26/05/2010