Os resultados da audiência pública realizada na última terça-feira (18), que tratou sobre as cirurgias eletivas no Hospital Bruno Born foi divulgado durante sessão ordinária desta semana pelo vereador e relator da Comissão de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Ação Social, Sérgio Kniphoff. Segundo ele, a mesma obteve resultados positivos sendo encaminhadas diversas sugestões para resolução da questão. "As partes envolvidas apresentaram seus divergentes pontos de vistas com a sincera intenção de chegar a um resultado final que deixe de penalizar o usuário do SUS", salientou.

De acordo com Kniphoff, no final da audiência foi definido que o HBB passará a oferecer mais 15 cirurgias mensais para pacientes de Lajeado, representando um acréscimo de 68%. A 16ª Coordenadoria Regional se compromissou à gestionar junto ao Governo do Estado, juntamente com uma comissão formada por representantes do Conselho Municipal de Saúde, Comissão de Saúde da Câmara Municipal, HBB, 16ª CRS e usuários do sistema, um aumento no teto financeiro destinado ao município. "Ainda não está tudo solucionado, mas fica comprovado que temos como enfrentar nossas dificuldades e alcançar soluções com maturidade", concluiu.

Kniphoff também encaminhou pedido à Secretaria de Agricultura sugerindo o atual período para revisão e realização de melhorias na estrutura das praças municipais, como: colocação de placas de sinalização, bancos, iluminação, canteiros e brinquedos. O vereador ainda recomendou uma maior atenção à Praça do Papai Noel, no bairro Americano que, segundo ele, está em situação de abandono. Por fim, solicitou o envio de um ofício à Polícia Civil, cumprimentando pelo mutirão, fora de horário, objetivando colocar em dia os quase 12 mil inquéritos não concluídos nos últimos anos. "Tal atitude comprova que estes servidores públicos desejam prestar um bom serviço aos cidadãos, sendo injusta a generalização apressada que muitas vezes depõe contra esta categoria de trabalhadores", frisou.

Data de publicação: 25/05/2010