Nas explanações da vereadora Eloede Conzatti durante a sessão ordinária desta semana, foi ressaltada a importância do projeto de lei, de autoria da mesma, que proíbe a instalação de pardais no município. Segundo ela, nos últimos dias, têm recebido diversas manifestações a favor do mesmo pela comunidade lajeadense. "Defendemos ações educativas e não punitivas", frisa, salientando que entre estas pessoas, muitos receberam mais de cinco autuações no mesmo equipamento por não terem conhecimento do funcionamento dos mesmos. Eloede também questionou o diretor do Departamento de Trânsito quanto à retirada destes equipamentos fixos, conforme divulgado na imprensa.

Ainda ao Executivo, através da Secretaria de Meio Ambiente, a vereadora solicitou a ampliação das formas de pesquisa no site do município quanto a solicitação de licenciamentos ambientais, visto que a consulta só é permita mediante identificação do processo, CNPJ ou CPF do empreendimento ou solicitante. Também requereu providências quanto ao bueiro da esquina das ruas João Sebastiani e Laranjeiras, no bairro Montanha e pintura da faixa de segurança da Rua Paraíba, em frente à Escola Estadual Moisés Cândido Veloso, no bairro Hidráulica. Por fim, usou o expediente para falar sobre os 10 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes e a importância das denúncias destas violências, bem como do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO, que promove o uso pedagógico da informática na educação pública.

Data de publicação: 20/05/2010