O projeto que cria o Conselho Municipal de Trânsito – CONTRAM foi apresentado durante sessão ordinária desta semana pelo vereador Hugo Vanzin. Entre as responsabilidades da entidade estão a avaliação e aprovação dos planos de aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Trânsito, além da deliberação de parecer sobre a prestação de contas mensais do Departamento de Trânsito, sendo uma cópia encaminhada à Câmara Municipal. Ao Fundo Municipal de Trânsito, também sugerida a criação através de projeto de lei pelo vereador, ficaria a responsabilidade de administrar os recursos financeiros arrecadados através da aplicação de multas ou recursos do Estado e União. Este montante, segundo o projeto, deveria ser aplicado em projetos de sinalização, engenharia de tráfego e campo, policiamento, fiscalização e educação no trânsito. "Precisamos diminuir o número de acidentes de trânsito em nosso município e nada mais justo que proporcionar um fundo com dotações orçamentárias próprias para serem utilizadas em melhorias e educação do trânsito", justifica.

Em seus requerimentos, Vanzin também protocolou pedidos de intensificação de policiamento nas sextas-feiras e sábados à noite nos locais de maior movimentação do público jovem; colocação e troca de lâmpadas na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Campestre; conserto da calçada de passeio na Avenida Benjamin Constant, em frente a empresa Vida Doce; colocação de lixeiras na Rua Ludwig Ewald, no bairro Moinhos; desentupimento de bueiros na Rua Bento Rosa, junto à ponte seca da BR 386, no bairro Hidráulica; colocação de abrigo de ônibus na entrada da Rua Adolfo Kunz, no bairro Bom Pastor e vistoria e identificação de terrenos baldios com acúmulo de lixo, além da notificação de seus respectivos proprietários para a limpeza dos mesmos, no bairro Florestal.

Data de publicação: 19/05/2010