À convite da Mesa Diretora, a direção do Hospital Bruno Born participou ontem (11) da sessão legislativa para esclarecimentos aos vereadores e à comunidade sobre as dificuldades na realização das cirurgias eletivas dos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS do município. Segundo o diretor administrativo, Élcio Callegaro, das 190 cirurgias eletivas previstas para o mês de abril, somando um repasse financeiro de R$ 670.017,90, foram realizadas 224, totalizando um gasto de R$ 676.426,63. "Isso prova que somente no mês passado a entidade teve um prejuízo de R$ 6,4 mil", explica, salientando que o último reajuste nos valores repassados pelo SUS foi em 2004. Callegaro, juntamente com o presidente do HBB, Claudinei Fracaro e o 2º tesoureiro, Claudir Dullius, ainda explanaram sobre a estrutura física do hospital, a média mensal de cirurgias e atendimentos ambulatoriais realizados, auditorias e prestações de contas, relação de municípios atendidos, investimentos previstos – que somam aproximadamente R$ 4 milhões para 2010 -, faturamento previsto – cerca de R$ 57 milhões, ou seja, 15% a mais que no ano anterior, alem da dívida existente com instituições bancárias, que somam R$ 17.744.373,09. A diretoria, após a apresentação, esclareceu algumas dúvidas dos vereadores, principalmente, relativas às denúncias do Sindisaúde, receberam pedidos de melhorias na demora dos atendimentos e sugestões quanto a estrutura do hospital. "Estas denúncias não têm fundamento e colocamos nosso hospital a disposição para a visita dos vereadores, afim de esclarecimento de qualquer dúvida e conhecimento sobre nosso funcionamento", convidou Fracaro.

Durante a sessão também foram aprovados o ofício encaminhado pelo Executivo, informando a ida à Brasília da prefeita municipal, Carmen Regina Cardoso, nos dias 16 a 20 de maio, para participação da XIII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios e o requerimento do vereador Lorival Ewerling dos Santos Silveira que parabenizou a Secretaria Estadual de Educação, bem como a governadora Yeda Crusius pelo entendimento com os alunos do Ensino Médio, até 18 anos, para custeio do transporte coletivo escolar.

Data de publicação: 12/05/2010