Nos requerimentos encaminhados nesta semana pelo vereador Ito Lanius foi sugerido ao Executivo a adoção do Programa Casa Lar, em exemplo ao existente em Porto Alegre. Esta iniciativa tem como objetivo suprir as deficiências das creches, com o intuito de proporcionar às crianças um convívio familiar. "Se baseia em apenas treinar as famílias e supervisionar as casas investindo pequenos valores, pois não há necessidade de construção de novas creches, pois serão utilizadas as casas destas famílias", explica, sugerindo a instalação de dois ou três projetos-piloto, em localidades diferentes, para avaliar a eficácia do Programa. Lanius também solicitou à Secretaria do Meio Ambiente e Ministério Público informações sobre a existência de algum projeto em relação aos cortes de árvores na Rua Esperanto, no bairro Alto do Parque. "Os moradores diretamente envolvidos não tem conhecimento de nenhum projeto de arborização no local", acrescenta.

Ainda no expediente, o vereador elogiou o atual Governo Estadual no que diz respeito à Consulta Popular, visto que, neste ano, esta região foi contemplada com um acréscimo de 50% em relação ao ano anterior, bem como enalteceu a importância dos seis vagões da Ferrovia do Trigo, repassados à região da Serra Gaúcha, que resulta numa grande ferramenta de turismo da região. Por fim, Lanius reiterou alguns pedidos para os moradores do bairro Imigrante, como: sinalização da via principal, na bifurcação em frente à escola, instalação de placas indicativas no local e limpeza e escavação nos fundos da mesma; conserto da rua e parada de ônibus em frente à escola; colocação de lixeiras; verificação da falta de água; colocação de material em frente à ao salão da comunidade, bem como de paredes no porão; providências quanto à situação irregular das famílias do Distrito Industrial e alargamento de estradas, conforme já definido com moradores que se responsabilizarão pela desobstrução dos bueiros.

Data de publicação: 05/05/2010