Nos requerimentos encaminhados nesta semana pelo vereador Lorival Ewerling dos Santos Silveira, foi protocolado o projeto de lei que altera o inciso da lei municipal que trata da pavimentação no município. Segundo Lorival, a proposta é que a área das esquinas que, hoje, são cobradas quando pavimentadas, dos proprietários passe a ser de responsabilidade do Poder Público. "Na pavimentação dos cruzamentos o pagamento é arcado pelos proprietários lindeiros e isso, visto que não existe uma legislação muito clara, deve ser de responsabilidade do município", explica.

Lorival também encaminhou pedidos de colocação de um terminal de Caixa Eletrônico da Caixa Econômica Federal no prédio da Prefeitura Municipal; maior fiscalização e concentração de policiais militares, até às 21h, na Ciclovia e margens do Rio Taquari, a fim de garantir a segurança de motoristas e pedestres que utilizam a via para passeio ou exercícios físicos; reiterou pedidos de transformação em mão única de um trecho da Rua Padre Amstadt, entre as ruas Santos Filho e Carlos Sphor Filho, no bairro Moinhos; colocação de iluminação embaixo do viaduto da RS 130, acesso entre os bairros Montanha e Florestal e recolocação dos postes de iluminação pública, que foram quebrados em acidentes na BR 386, no trecho em frente às empresas Costaneira Materiais de Construção, no KM 346 e Apomedil S/A Veículos, no KM 347. Ao Executivo, o vereador também solicitou que fosse encaminhado ao Legislativo um projeto de lei que contemple a limpeza de fossas, aterros, terraplanagens, aberturas de fossas e demais serviços essenciais à população urbana menos favorecida. Sugeriu que fosse feito como na zona rural, porém através de licitação e contratação de empresa terceirizada. "Este projeto é muito importante, visto que a comunidade deixa de fazer estes serviços devido ao custo elevado e, quando realizado por conta própria, pode criar um problema de saúde pública, além de prejudicar o meio ambiente", finaliza.

Data de publicação: 20/04/2010