O responsável pelo Departamento de Trânsito do município, Luis Felipe Finkler, usou a tribuna legislativa durante sessão ordinária desta terça-feira (13) para falar sobre a situação atual do trânsito, possíveis modificações conforme solicitações da comunidade e denúncias de irregularidades em multas. Segundo Finkler, em oito meses, de acordo com estatísticas do departamento, o tráfego de veículos no município chega em torno de 23 milhões, ou seja, 2,290 mil veículos por mês e as multas aplicadas aproxima 440 infrações mensais (14,25/dia), sendo que a equipe de fiscais é de 18 servidores. Questionado sobre algumas denúncias de pedidos para retirada de multas, Finkler afirmou que nenhum vereador foi procurá-lo para tal serviço. Entre os diversos questionamentos e pedidos feitos pelos vereadores, o convidado falou sobre a substituição de lombadas eletrônicas por pardais que, segundo ele, ocorreu devido à falta de lombadas na empresa responsável pela distribuição do equipamento. Por fim, Finkler ainda explicou a insuficiência de linhas de transporte coletivo no município e anunciou a existência de um estudo para criação de um projeto afim de solucionar esta carência.

Também na sessão foram votados e aprovados os projetos de leis da ordem do dia que repassa um auxílio financeiro de R$ 510,00 à Liga de Corais de Lajeado para despesas de custeio do evento Encontro de Corais, a ser realizado no dia 25 de abril de 2010, na Associação Esportiva do Bairro Floresta, bem como a autorização do Executivo para contratação temporária de médico veterinário para atuar na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pelo período de seis meses, com possibilidade de prorrogação, com carga horária semanal de 33 horas, vencimento básico de R$ 2.234,66. Ainda na pauta da sessão, foi derrubado o parecer pela ilegalidade da Comissão de Justiça e Redação do projeto de lei, de autoria do vereador Antônio Schefer, que institui a política de tarifa reduzida no transporte coletivo urbano municipal em 50% para estudantes e professores dos níveis infantil, fundamental, médio, superior e técnico da rede pública.

Data de publicação: 14/04/2010