Durante o expediente desta semana, a vereadora Eloede Conzatti falou sobre a Conferência Nacional de Educação 2010, realizada em Brasília na última semana, a qual representou os vereadores do Rio Grande do Sul. Segundo Eloede, o país está diante de grandes desafios para a educação, sendo que, nos últimos anos, já se obteve algumas conquistas, como: o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB, o Programa Universidade para Todos – PROUNI, o piso salarial profissional nacional para o magistério público de educação básica, a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, a aprovação da emenda constitucional que terminou com a desvinculação das receitas da União para a educação – DRU e a ampliação da obrigatoriedade de acesso ao ensino público para brasileiros dos 4 aos 17 anos. "A Conferência foi um dos espaços mais amplos e mais ricos de expressão da pluralidade cultural, política e social da educação nacional até hoje organizada", revela.

Entre as propostas discutidas no encontro, que reuniu mais de 3 mil pessoas entre delegados, observadores, comitivas estrangeiras e palestrantes, a vereadora lembrou da ampliação dos investimentos em educação de 4,3% para 7% (2011) e 10% (2014), equiparação do Custo Aluno-Qualidade entre as regiões, garantia de permanência, pesquisas e extensão do PROUNI, melhorias na lei que trata do piso salarial nacional do professor, realização de concursos públicos a cada três anos para os profissionais de educação, garantia do número máximo de alunos e professor por turma, redução da jornada de trabalho dos professor de 32 horas/aula para 25 horas/aula, conselhos de educação com representação de 50% de usuários e 50% de gestores e profissionais da área, além da garantia do Fórum Permanente de Educação. Eloede, por fim, também encaminhou pedido de pintura na sinalização da faixa de segurança na Avenida Benjamin Constant, no bairro São Cristóvão e roçada e limpeza na área localizada na Rua Francisco Oscar Karnal, fundos com o CTG Bento Gonçalves, no bairro Centro.

Data de publicação: 07/04/2010