Durante sessão ordinária desta semana, o presidente do Legislativo, Ito Lanius, usou espaço em seu expediente para explanar sobre o tema Administração e Gestão Pública. Segundo Lanius, uma prefeitura pode ser comparada à uma empresa, que precisa prestar serviços aos seus clientes – contribuintes - e acertar contas com os acionistas – Governo Estadual e Federal. "Vejo que para planejar e organizar ações que atendam, no mínimo, as expectativas destes clientes, é necessário ter um líder capaz de mobilizar pessoas e uma equipe qualificada e comprometida com o todo", explica, salientando que cada atividade, por menor que seja, faz parte de uma visão global da Administração.

Lanius ainda lembrou que, via de regra, as demandas são maiores que a construção dos resultados práticos, além de ser necessária muita criatividade e desenvolvimento de ações rápidas. "Os problemas tendem a crescer se não forem resolvidos logo. Precisamos olhar a questão de prevenção e tratamento das conseqüências", afirma, acrescentando que não há como se fazer isso se não existir qualificação dos gestores e uma infraestrutura compatível. "O cidadão não quer saber pra quem ele paga impostos, ele quer saber sobre a aplicação destes recursos e a resolução de questões como educação, saúde e segurança pública". Por fim, citou que avaliar a quantidade de recursos disponíveis, compatibilizar com a demanda e projetar ações de curto, médio e longo prazo é o grande desafio da Administração. "Hoje estamos perdidos na poeira e longe deste ideal, acredito que levaremos um bom tempo para construir uma situação mais acertada e uma integração entre os governos Federal, Estadual e Municipal", finalizou.

Data de publicação: 01/04/2010