Durante sessão ordinária desta terça-feira (30), no plenário municipal, os vereadores aprovaram três projetos de leis que autorizam abertura de créditos especiais e suplementares, totalizando R$ 2.465.987,97. Destes, R$ 117 mil será destinado para construção de uma pista de atletismo no bairro Santo Antônio; R$ 16.612,96 será aplicado na saúde do povo indígena; R$ 1.099.025,07 para manutenção da Secretaria de Administração, pavimentações, calçadas de passeio, manutenção da Usina de Lixo e Aterro Sanitário e infraestrutura para o desporto amador; além de R$ 1.233.350,00 para pavimentação asfáltica das ruas Giuseppe Garibaldi, no bairro Santo Antônio, Etwino Thomas, no bairro Planalto e no trecho da Avenida Amazonas e Rua Juscelino K. de Oliveira, no bairro Campestre, pavimentação de calçadas de passeio no bairro Conventos, construção de uma quadra poliesportiva coberta no bairro Santo Antônio e uma no bairro Florestal e a construção de uma pista de bicicross, no Parque dos Dick.

Na ordem do dia, também foram autorizados os projetos que concede um servidor ao Consórcio Intermunicipal de Saúde – CONSISA, contratação de um eletricista e, temporária, de um engenheiro civil. Através de acordo de lideranças, foi votada e aprovada a prorrogação, até o dia 31 de dezembro de 2010, das concessão das subvenções mensais de R$ 836,00 à Sociedade Lajeadense de Amparo ao Idoso Carente – SLAMIC, R$ 825,00 ao Centro Terapêutico São Francisco, R$ 1.672,00 à Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais – FUNDEF, R$ 500,00 para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e R$ 1.160,00, por interno, ao Centro Regional de Tratamento e Recuperação do Alcoolismo – CENTRAL.

TRIBUNA

À convite do vereador Sérgio Kniphoff, fez uso da tribuna legislativa nesta semana, o Agente Regional do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas – DFAP, Milton Stacke, que falou sobre legislação ambiental e a situação no Vale do Taquari. Stacke explicou as competências ambientais, de acordo com a Constituição Federal, dos municípios, da União, dos Estados, do Distrito Federal e comum; áreas e leis que o município pode intervir; licenciamento e licença ambiental; exemplos práticos no meio rural e urbano; saneamento ambiental; contaminação da água e poluição de mananciais. Ao final da explanação, o convidado ainda respondeu alguns questionamentos dos vereadores que, também, agradeceram a presença do mesmo.

Data de publicação: 31/03/2010