Através de uma visita de cortesia, realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Mesa Diretora da Câmara Municipal, composta pelo presidente, Ito Lanius, vice-presidente, Paulo Tóri e secretário, Círio Schneider puderam apresentar a formação da mesma para o exercício de 2010, além de discutir sobre algumas questões e propostas levantadas pelo Legislativo. Os parlamentares, juntamente com as assessorias jurídica e de imprensa da Casa, foram recebidos pelos promotores de justiça Velocy Melo Pivatto, Carlos Augusto Fioriolli e Sérgio Diefenbach. De acordo com Lanius, a intenção da visita é a de aproximação entre os poderes. "O parlamento também é um agente de bom funcionamento da comunidade. Quanto mais pudermos sintonizar nossas ações, melhor. Devemos procurar resolver de forma sempre amistosa todas as questões", salienta.

Na audiência, Fioriolli aproveitou para solicitar aos edis que seja feito um controle de algumas questões levantadas em tribuna, ou seja, procurar saber a veracidade destas situações, para não ocorrer um gasto de tempo desnecessário, além de evitar discussões desagradáveis em plenário. "O nosso trabalho é estreitamente jurídico e essa sintonia é muito importante, pois não há qualquer questão contra a Câmara Municipal ou mesmo com os vereadores, em particular", frisou. Diante disso, a promotora Velocy reafirmou a necessidade dessa aliança e se colocou a disposição do Legislativo, visto que ela também é promotora na área eleitoral.

Sobre a parceria firmada no ano anterior, no Fórum da Drogadição, o promotor Sérgio, também coordenador do movimento, enalteceu a iniciativa da Câmara e falou sobre o relacionamento dos dois poderes. "Algumas questões legais poderão ser questionadas durante nosso trabalho, mas não podemos deixar que isso atrapalhe o bom relacionamento de ambos poderes". Ainda preocupados com a problemática das drogas, o vereador Círio Schneider falou da necessidade de se criar alternativas para tirar os jovens das ruas criando, por exemplo, projetos em horários opostos ao escolar ou permitindo, através de uma ressalva na lei, o trabalho a partir dos 14 anos. Fioriolli ainda destacou a importância da presença da Associação dos Vereadores dos Vale do Taquari – AVAT nas reuniões para discussão dos problemas da região, a fim de criar uma representatividade ativa dos vereadores. Em resposta, o vereador e também integrante da diretoria da entidade, Paulo Tóri, disse que já existe a ideia de envolver a região e agregar cada vez mais municípios na AVAT, resultando em benefícios para a comunidade. Por fim, Lanius falou sobre algumas ações previstas pelo Legislativo, como a instalação de uma sala de reuniões, a criação de um banco de dados e prováveis alterações no Regimento Interno da Casa.

Data de publicação: 29/03/2010