O presidente do Legislativo, Ito Lanius, sugeriu durante sessão ordinária desta semana, à Secretaria de Meio Ambiente, que esta dê prioridade, em suas ações, para a questão da coleta seletiva de lixo no município que, segundo ele, vem sendo alvo de muitas reclamações da comunidade. Lanius lembrou do relatório de atividades da pasta, referente à 2009, encaminhado à Câmara Municipal e questionou se há uma satisfação em relação à secretaria, como estrutura, profissionais capacitados, demanda, impacto cultural e comportamental na sociedade e retorno à comunidade do dinheiro aplicado na pasta. O vereador também ressaltou a importância desta secretaria nos seus departamentos. "São importantes e cumprem a função de educação ou execução de leis que regulamentam a questão ambiental", acrescenta.

Sobre a coleta seletiva de lixo, Lanius afirmou que ainda existe carência de locais para depósito do lixo, tanto em ruas, como parques e logradouros, bem como de vasilhames adequados para a separação destes resíduos. "Os horários da coleta de lixo seco são confusos, gerando por conseqüência a sua mistura nos locais de coleta, o que frustra muitos colaboradores educados e praticantes da separação seletiva", reclama. Por fim, sugeriu ações por parte da Administração Municipal e imprensa no sentido de divulgação sobre o tema e orientações à comunidade e colocou o trabalho da Câmara de Vereadores à disposição para ajudar no que for necessário, tendo em vista as diversas discussões sobre o meio ambiente levantadas pelos vereadores no ano anterior.

Data de publicação: 18/03/2010