Com voto contrário do vereador Antônio Schefer, os demais vereadores aprovaram na sessão ordinária, realizada ontem (09), no plenário municipal, os projetos de lei que tratam do reajuste salarial dos servidores públicos do Executivo e Legislativo. Conforme a emenda, fica fixado em R$ 360,74 o valor do Padrão Básico Referencial de Remuneração (PBRR) do Quadro de Pessoal Contratado e do Quadro dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas, equivalente à 5,5% do reajuste do mês de fevereiro de 2010, além do Vale Alimentação, que passa a ser de R$ 240,00. Com o mesmo percentual dos servidores, também foi aprovado o projeto de lei de reajuste dos subsídios dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

Ainda na ordem do dia, também foi à votação e acatado pelos edis o projeto que autoriza o Executivo a abrir créditos especiais de R$ 4.982,00, recebido através de convênio com o Governo do Estado para modernização da estrutura física do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CODECON e R$ 18 mil para a construção de um muro junto ao lago localizado no Parque Histórico do município.

Por fim, através de requerimento protocolado pelo vereador Hugo Vanzin, fez uso da tribuna a psicóloga e idealizadora do Instituto Chega de Violência de Lajeado, Lia Bertóglio, que explanou sobre a chegada do movimento no município, importância e objetivos do mesmo. Segundo Lia, a organização é destinada a protestar contra a falsa segurança, passando a receber o apoio da população e de familiares de vítimas da violência sob os mais diversos aspectos. "O Chega de Violência nasceu da indignação de uma sociedade amedrontada e refém de criminosos, sendo idealizado por pessoas da comunidade", informa, ressaltando os diversos encontros, palestras, reuniões e eventos realizados com a finalidade de angariar recursos para manutenção e publicidade, como camisetas, adesivos e faixas. Entre os objetivos do movimento, Lia lembrou da colaboração com o poder público no aparelhamento da Policia Civil e Brigada Militar para um trabalho efetivo e ostensivo, pressão às autoridades responsáveis para alterações em leis de execução penal para o fim da impunidade, exigências na construção de mais presídios na região, colaboração em campanhas anti-drogas, apoio em políticas nacionais de controle a uma natalidade consciente e responsável, além da luta pela capacitação de jovens, sem perspectivas futuras, para o ingresso no mercado de trabalho, tirando-os das ruas. Os vereadores agradeceram a presença da convidada, elogiaram a iniciativa e ressaltaram a importância de um movimento neste âmbito no município. Os interessados em ingressar na ong devem entrar em contato pelo telefone 3011-6950 ou 9995-9795.

Data de publicação: 10/03/2010