Durante a sessão ordinária da última terça-feira (02), o presidente do Legislativo lajeadense, Ito Lanius, usou seu espaço no expediente para explanar sobre a Campanha da Fraternidade X Responsabilidade Social. Segundo ele, é de grande importância que a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Lajeado faça uso da tribuna para falar sobre o tema da campanha atual "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

Lanius também sugere que o diretor de Responsabilidade Social da Associação Comercial e Industrial de Lajeado – ACIL, Gilberto Soares, divida o espaço com a entidade religiosa, bem como a realização de uma reflexão entre o Legislativo, Executivo e Judiciário sobre as efetivas contribuições destes poderes na melhoria da distribuição de renda ou ao acesso aos processos produtivos no município. "Eu posso propor a divisão do pouco e todos sermos pobres, eu posso incentivar a produção constante e cumulativa e todos continuarmos pobres em qualidade de vida, eu posso criar uma organização poderosa e ter um verdadeiro batalhão de seres dependentes e iludidos de que realmente estão melhorando e posso propor um sistema de cooperação e sermos todos organizadamente beneficiados", frisa, salientando que a oportunização do trabalho para o exercício de atividades produtivas e dignas é o grande desafio dos empreendedores e dos poderes instituídos na observância do seu regramento e fiscalização. "Ao se defender eficiência e eficácia, medidas anticorrupção, respeito aos recursos naturais e retomada dos valores éticos e morais, abrem-se caminhos para uma justiça social mais clara e convincente", concluiu.

Entre os assuntos levantados pelo vereador, também estava o sistema viário do município que, segundo ele, deve receber a contribuição dos munícipes em relação às mudanças no mesmo. "Devemos elogiar a mudança, mesmo que esta não levou em consideração o usuário do transporte coletivo", salientou, defendendo a discussão para uma nova alternativa sobre a rótula junto ao Kikão Lanches e os retornos da Avenida Alberto Pasqualini, próximo ao trevo de acesso principal à cidade. "É necessário formular um outro plano, de preferência junto com os empresários e usuários desta região, que terão o acesso às empresas dificultados", finalizou.

Data de publicação: 04/03/2010